PUBLICIDADE

Transporte público deve ser barato e eficiente

Imagem ilustrativa da imagem Transporte público deve ser barato e eficiente

O sistema de transporte público, por sua importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, oportuniza reflexões mais aprofundadas. É um tema espinhoso, principalmente para Ponta Grossa, quando o contrato de concessão expira em julho de 2023. São muitas as reclamações, que vão desde atrasos constantes de ônibus, superlotação e tarifa extremamente cara. Se o objetivo da Prefeitura é reestruturá-lo e modernizá-lo, seus técnicos devem identificar grandes exemplos em outras cidades. Qualquer decisão errada, serão mais 30 anos de penúria.

Nessa quarta-feira (9), a Prefeitura informou que inicia a partir deste domingo (13), um teste de reestruturação de itinerários do transporte coletivo. Neste sentido, diversas linhas serão incluídas no processo, que servirá como base para futuros ajustes no sistema. Os questionamentos são vários: foram feitos estudos para a escolha dessas linhas? Os usuários das vilas que terão o itinerário alterado foram informados? Serão implementadas medidas para evitar superlotação dos ônibus?

A população que enfrentou uma greve recentemente, espera resultados efetivos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que investigará o transporte público coletivo da cidade. Os membros da comissão já definiram quais serão as primeiras ações que analisarão planilhas, salários, reuniões, lucros, entre outros, da Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pelo serviço no município ponta-grossense.

É preciso se assegurar de que os dados contidos na planilha que irá embasar os trabalhos da ‘CPI da VCG’ estejam corretos. A concessionária repassou informações como o número de veículos, de linhas em operação, de passageiros que utilizam o transporte coletivo e o custo por quilômetro rodado.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa publicou, recentemente, em Diário Oficial, a constituição da ‘Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo’ da cidade ponta-grossense. O grupo pretende realizar audiências públicas, consultas públicas, obter dados, subsídios, informações, sugestões e propostas, a fim de moldar o novo sistema de transporte público coletivo de Ponta Grossa. A nova concessão deve iniciar em 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE