PUBLICIDADE

Agronegócio regional em constante crescimento

Imagem ilustrativa da imagem Agronegócio regional em constante crescimento

O agronegócio nunca decepciona na região dos Campos Gerais. Apesar das terras dos municípios não serem naturalmente tão férteis quanto de outras regiões do estado, por ser mais arenosa, os investimentos dos produtores, seja em conhecimento, em tecnologia ou capacidade técnica, propiciam uma das melhores produtividades do Paraná. E neste ano, no caso da soja, mesmo sem ter a previsão do maior rendimento por hectare da história, espera-se que o VBP, ou seja, o Valor Bruto da Produção do grão seja recorde.

De acordo com as estimativas do Departamento de Economia Rural na região, quase 2,2 milhões de toneladas de soja deverão ser produzidas nos campos dos municípios da região nesta safra. Há uma perspectiva de baixa de 3% na produção total, mas como valor da venda dos grãos subiu, quase dobrando no período de um ano, haverá uma maior geração de riquezas no campo. A alta nos preços é reflexo tanto da alta do dólar, quanto do aumento no valor das commodities, impactado pela alta demanda de grãos por outros países.

Maior geração de riquezas no campo, representa maior circulação de riquezas nos municípios da região, que tem muita força no agronegócio. Esse dinheiro extra vai circular nas cidades, impactar nas vendas de produtos não só do agro, mas também de bens, duráveis ou não. Circulação maior de renda significa economia fortalecida, a possibilidade de geração de mais vagas de emprego. É um desenvolvimento conjunto que estimula o crescimento regional.

Tudo isso não é à toa. Nos Campos Gerais houve o desenvolvimento do Plantio Direto, há décadas. E há muito know how por parte de agricultores que há tempos dominam e aperfeiçoam o plantio dos cultivares. As próprias sementes passam por avanços constantes, que ampliam a produtividade, mas é também a agricultura de precisão, o investimento em maquinário, em técnicos com muito conhecimento, a força do cooperativismo e dos eventos técnicos que trazem o grande diferencial.

E esse é um caminho sem volta, da profissionalização em alto nível das fazendas, com muita gestão, que vale não apenas para a agricultura, mas também para a pecuária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE