PUBLICIDADE

Restrição ao coronavírus

Imagem ilustrativa da imagem Restrição ao coronavírus

Nesta sexta-feira (26), as medidas de enfrentamento ao coronavírus foram endurecidas no Estado do Paraná. Pela manhã, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, concederam uma entrevista coletiva para anunciar as novas medidas e informar sobre o novo decreto que foi publicado, que vale a partir de 0h deste sábado (27). Em Ponta Grossa, a mesma tendência foi seguida e novas medidas, mais restritivas, foram anunciadas pela Prefeitura.

Medidas extremas como essas são impopulares. Não são boas para ninguém. Mas para o momento, pelas condições que se encontra o sistema de saúde do Estado, é algo necessário. A nova cepa está disseminando o vírus de forma muito mais rápida. O próprio governador afirmou, na coletiva, que o Paraná vive um momento de ‘descontrole da transmissão’ do vírus. Isso é terrível.

Os leitos de UTI e enfermaria já estão escassos no Paraná, os hospitais estão superlotados, e mesmo os 258 novos leitos anunciados, com 99 UTIs em todo Estado, poderão ser pouco pela explosão de novos casos que pode ocorrer nos próximos dias. As medidas anunciadas hoje terão reflexo apenas dentro de alguns dias: todas as transmissões que ocorreram desde o último fim de semana começam a aparecer pelos próximos dias, o que significa que termos tempos difíceis pelas próximas semanas.

As medidas restritivas vão frear a contaminação, seja para evitar aglomerações, seja em estabelecimentos comerciais, bares, ou mesmo em ônibus, de pessoas (funcionários e consumidores) que circulam para o Centro. Além disso, as medidas contribuem para reduzir o número de pessoas em hospitais e em UTIs de leitos normais, de modo que o hospital tenha mais estrutura, seja física ou de profissionais, para atender os infectados pela covid.

Porém, como o próprio governador disse, neste momento, mais do que ‘conscientização’ por parte da população, é preciso ‘sensibilidade’. É preciso ter empatia, compaixão, pois agora, o melhor a se fazer é cuidar-se de si e do próximo. Só assim será possível ter um controle um pouco maior para superar este momento, até que a vacina imunize a maior parte da população, e seja obtida a ‘imunização de rebanho’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE