PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Novo momento nas eleições

A propaganda política eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira (9) e segue até 12 de novembro, considerando o primeiro turno. Na possibilidade de ocorrer o segundo turno, em Ponta Grossa, será de 20 a 27 de novembro.

A abertura de espaços para políticos apresentarem o plano de governo sempre dividiu a opinião pública. E não será diferente neste ano, com uma eleição totalmente atípica, por conta da pandemia. Especialistas citam que alguns veem com antipatia. Outros, como uma forma de conhecer as propostas de um candidato. Seja qual for o posicionamento, o horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começa nesta sexta-feira, vai dar início a um novo momento do processo eleitoral.

Com posicionamentos contrários ou não, o eleitor deve entender que o horário político demarca com nitidez o tempo da campanha eleitoral e coloca essa questão na agenda do debate público. É importante destacar o ‘tempo da política’ na consciência pública’.

No entendimento da pesquisadora Luciana Veiga, a propaganda eleitoral tem a importante função de reduzir o custo da informação, facilitando o acesso do eleitor comum aos temas relevantes para a decisão do voto.’ Descrente dos políticos e com poucas informações, o eleitor, diante da obrigatoriedade da escolha do voto, usa o horário político motivado pela expectativa de maximizar suas oportunidades, ou seja, ‘errar menos’, votando em alguém que ‘faça pelo menos um pouco do que prometeu’. 

É salutar lembrar que com a propaganda as pessoas recebem informações que as deixam mais seguras sobre a decisão e suprem uma demanda pessoal. Os eleitores ainda buscam, na propaganda, argumentos que possam ser usados nas conversas do cotidiano, pois a política, no período eleitoral, faz parte dos assuntos que são debatidos em bares, no ponto de ônibus ou em conversas de colegas de trabalho e vizinhos. Ela, dessa forma, supre também uma demanda de interação social. Por isso o eleitor se expõe à propaganda eleitoral

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE