PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Decisão acertada

O governo municipal tomou uma medida acertada ao autorizar a reabertura dos pontos turísticos rural e natural em Ponta Grossa. Nesta guerra contra a pandemia, com centenas de pessoas em isolamento social, abrir espaços tem um importante sentido: a saúde física e mental das pessoas será revigorada. O contato com a natureza, a possibilidade de visitar os atrativos naturais, com medidas de segurança adequadas, é positiva para todos.

Outro aspecto a ser destacado é que a reabertura vai dar um novo ânimo ao turismo. Como acentua o secretário Edgar Hampf, “o turismo foi um dos setores mais afetados pela crise do novo Coronavírus e vai demorar muito a se recuperar. Muitas atividades ainda estão proibidas, e assim continuarão até que haja segurança para que sejam autorizadas”.

Mas o turismo de natureza, contemplação e aventura em áreas abertas pode sim, dentro das recomendações estabelecidas, ser retomado. Centenas de serviços e áreas correlatas serão alcançadas imediatamente com essa medida, preservando empregos, renda e dignidade a milhares de pessoas.

A Sedest, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), prevê a abertura de Unidades de Preservação para o próximo dia 15. Outros destinos paranaenses estão voltando às atividades, gradativamente, em todo o Estado. É um momento que exige ações orquestradas com todos os órgãos envolvidos, população e trade turístico e, principalmente, com a Secretaria de Saúde para preservar o turista.

Retomar as atividades turísticas é até uma questão de manter a sobrevivência deste importante setor. Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, com reflexos a partir da terceira semana de março, a hotelaria da região vem registrando baixas taxas de ocupação. Segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, em Ponta Grossa, cidade em que os associados compartilham dados da sua ocupação, comparando abril, maio e junho deste ano com 2019, houve diminuição de 30% na taxa de ocupação, o que equivale a queda de mais de 60% em faturamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE