Editorial
Conscientizar: este é o caminho
Da Redação | 22 de julho de 2020 - 03:42

Com os números estourando diariamente, as campanhas educativas podem se constituir em importantes medidas auxiliares de contenção do coronavírus. Os governantes impuseram decretos de restrição, fecharam comércio e igrejas e impediram a realização de festas. Todas essas ações foram e continuam sendo importantes. Por conta do pico da pandemia, é dever de todos redobrarem os cuidados.
Para especialistas, todo o Sul do País enfrenta o pico da doença. Segundo o boletim da Fundação Municipal de Saúde divulgado nessa terça-feira (21), quando se completou o período de quatro meses da pandemia, Ponta Grossa registrou 539 pacientes recuperados, 411 em isolamento domiciliar, 6 em enfermarias, 10 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 8 óbitos.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem (21), 1.608 novos casos e 58 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 56.905 casos e 1.396 mortos em decorrência da doença. É o maior número de óbitos divulgados num dia só, as mortes ocorreram entre os dias 6 e 21 de julho.
Ainda não há medicamentos e nem vacina para conter o novo coronavírus. Desta forma, Município, Estado e União, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, deveriam reforçar as atividades de conscientização da população.
Nesse sentido, uma das principais maneiras ainda é higienizar bem as mãos com água e sabão ou com álcool gel 70%. Sabe-se que o vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retiram essa cápsula, matando-o. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir.