PUBLICIDADE

PG e o ‘toque de recolher’

Imagem ilustrativa da imagem PG e o ‘toque de recolher’

A crise instaurada perla pandemia do coronavírus impõe mudanças no cotidiano da população de Ponta Grossa. Soma-se às alterações comportamentais, o grande número de decretos baixados pela administração pública com a expectativa de exercer um efetivo enfrentamento à doença. Há três meses, aproximadamente, o regramento mostra uma cidade grande que luta pela sobrevivência da economia, mas, ao mesmo tempo, reforça os cuidados para restringir o contágio.

A partir deste fim de semana entra em vigor o chamado ‘toque de recolher’. Um decreto que será publicado nesta quinta-feira (18), pela Prefeitura, vai proibir a circulação de pessoas entre 23 horas às 6 horas da manhã, em ruas, avenidas, espaços públicos ou em áreas de convivência. Quem desrespeitar à norma poderá sofrer algum tipo de punição. A atividade comercial também ficará suspensa nesse período. É lógico que haverá exceções.

Essa medida será adotada em razão do grande número de festas e aglomerações registradas em Ponta Grossa no fim de semana. Em operação especial, a Prefeitura aplicou R$ 25 mil em multas durante verificação a denúncias de descumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19. Os valores são referentes às ações ocorridas entre os dias 11 a 14 de junho. Foram realizadas 295 vistorias, 100 fechamentos, aplicadas 58 multas e 38 notificações. A operação é resultado de uma ação conjunta do Departamento de Alvará, da Secretaria da Fazenda, com a Guarda Municipal.

Em razão da pandemia, que afetou todo estado brasileiro, foram editadas algumas normas prevendo restrições ao direito de locomoção, o que causou certa estranheza em parte da população que se questiona se as referidas normas são ou não inconstitucionais.

O importante é ter consciência que neste momento todos os esforços devem ser direcionados para o controle da doença. Isso evitará explosão de casos positivos e de óbitos. A saúde da população deve ser prioridade, sempre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE