PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Mobilidade e desenvolvimento

Uma cidade desenvolvida precisa ter ciclovias. O uso delas tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente. Grandes metrópoles que adotaram o uso das bikes como meio transporte têm experimentado excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos.

A importância das ciclovias é um tema cada vez mais discutido em grandes centros urbanos, pois a utilização de bicicletas é enxergada como uma das soluções para o transporte urbano, sem perder a praticidade no cotidiano.

Ontem, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a licitação da execução de obras de implementação da ciclovia na PR-531, no trecho que liga o bairro de Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca. Os recursos públicos para a benfeitoria são superior a R$ 4,8 milhões. 

São muitos os benefícios. Ciclovias encorajam o ciclismo como um meio de transporte, o que é essencial para desafogar o trânsito pesado das cidades e para diminuir o consumo de combustíveis para o transporte urbano. A existência delas lembra aos motoristas que ciclistas também são usuários das ruas. Essa é parte essencial da importância das ciclovias: se uma das soluções para o transporte urbano é aumentar o uso das bicicletas como meio de transporte, é importante oferecer segurança para os ciclistas – e a construção de ciclovias é uma das principais soluções.

A obra terá extensão de 17,7 km e será construída junto à rodovia PR-513. O espaço é uma importante rota de ciclistas e praticantes de trilha, ligando perímetro urbano de Ponta Grossa até a região rural. Um projeto inicial foi apresentado em março do ano passado pelo secretário de Planejamento e Infraestrutura do município, Celso Sant’Ana. Na época, foi destacado o desenvolvimento do turismo ciclístico que a obra deve gerar, em uma das regiões que reúne vários atrativos. Entre as belezas naturais do Passo do Pupo estão a Fenda das Andorinhas e as Furnas Gêmeas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE