PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O trânsito e seus desafios

Os importantes apontamentos realizados pelo Engenheiro Civil e Especialista em Infraestrutura e Transportes Rafael Fontes Moretto, diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), durante live na tarde desta quarta-feira no portal aRede, servem de parâmetros para os gestores públicos em políticas públicas para a melhoria do trânsito.

Moretto afirma que com o aumento de veículos nas ruas, ano após ano, principalmente nas grandes cidades, o trânsito em breve atingirá sua capacidade máxima. Ressalta que “sem política de investimentos no trânsito, em 10 anos teremos problemas sérios. É necessário e urgente o investimento em outros meios de transporte, como as modalidades ferroviária, metroviária e hidroviária, para que a sociedade não fique tão dependente somente do sistema rodoviário, como ocorre atualmente, tanto para escoamento de produção quanto para transporte de pessoas. Os problemas que ocorrem nas cidades de grande porte já começam a surgir nas cidades de médio porte”.

Considerando a geografia e particularidades de Ponta Grossa, esses investimentos são essenciais. O Município tem um dos maiores entroncamentos rodoviários do Brasil. Essas estradas (BRs 373 e 376 e a PR-151), que há 10 anos estavam no contorno da cidade, hoje estão no meio dela. Ruas estreitas e relevo acidentado também são obstáculos para a engenharia.

Em Ponta Grossa, o aumento de 2019 para 2020 da frota de veículos foi de quase 4%, passando de 205.369 para 213.456 veículos. São 129.369 automóveis, 24.397 motocicletas e 19.036 caminhonetes.  Os números são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

Um dos pontos principais ressaltados por Moretto é o investimento em transporte coletivo e ciclovias como uma forma de estimular a construção de uma cultura social mais sustentável em termos de trânsito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE