PUBLICIDADE

Uma ameaça chamada coronavírus

Imagem ilustrativa da imagem Uma ameaça chamada coronavírus

O mundo reagiu tardiamente e o novo coronavírus se transformou em pandemia, derrubou Bolsas de Valores, fez o dólar passar de R$ 5 e impactou decisivamente no cotidiano das pessoas. Muito embora alguns setores da sociedade tentem atribuir o pânico à imprensa, a doença é uma ameaça real.  Foram confirmados, até a tarde desta quinta-feira (12), 81 casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2) em dez estados brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Paraná tem seis casos de coronavírus confirmados. Cinco pessoas residem em Curitiba e uma em Cianorte, na Região Noroeste. Todos os casos são importados, ou seja, em que os pacientes foram contaminados durante viagem ao Exterior. Em Ponta Grossa, são cinco casos investigados. Os resultados devem ser divulgados nas próximas horas.

Diante deste quadro de perplexidade, o momento é de intensificação das medidas de prevenção. É preciso deflagrar uma ampla mobilização, com a priorização de campanhas e atendimento imediato às pessoas. É importante, também, realizar ações para aumentar a segurança da população, diante de um quadro tão preocupantes.

O Paraná foi um dos primeiros estados a lançar o plano de ação e contingenciamento para enfrentar a Covid-19, reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde como uma referência nacional e um dos melhores do Brasil. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que países redobrem o comprometimento contra a pandemia. Já na China os casos têm diminuído, e o governo chinês declarou que o pico do surto acabou no país.

Para reforçar o atendimento à população durante a pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um edital com 5.811 vagas para médicos com CRM Brasil atuarem nos postos de saúde. Por meio do programa Mais Médicos, de forma emergencial, os profissionais serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE