PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem PG investe em segurança

Os espaços públicos de Ponta Grossa ganharão mais segurança neste ano. A Prefeitura investiu na compra de totens de segurança, com múltiplas funções, para prevenir crimes. O novo sistema consiste em equipamentos de alta tecnologia espalhados por locais estratégicos, entre eles o Calçadão da Coronel Cláudio, o Parque Linear, a Praça Barão de Guaraúna e a Praça Simon Bolívar.

Não chega a ser uma revolução no setor, mas é muito moderno. Levantamento feito pelo portal aRede e Jornal da Manhã mostra que todos os equipamentos, contam com câmeras de monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos, giroflex e alto-falantes, sendo que um deles, o do Calçadão, conta com botão de pânico para acionamento da Guarda Municipal. Os totens deverão ser utilizados como ferramenta de reforço na fiscalização, patrulhamento e ações preventivas da Guarda Municipal (GM) e dos demais órgãos de segurança. 

Uma pesquisa da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, realizada em cidades que já se beneficiam deste investimento, traz dados da eficiência dos totens, que estão instalados em áreas que concentram 45% dos domicílios, alcançando quase 70% dos moradores economicamente ativos. Realizado em um raio de 500 metros dos equipamentos, o levantamento identificou que 86% da população avaliam que os totens auxiliam na segurança pública, 82% acreditam que o equipamento aproxima a população da polícia e da Guarda Municipal e 76% avaliam que eles inibem atos de violência. No geral, 70% disseram que se sentem mais seguros após a implantação dos equipamentos.

O investimento em tecnologia é importante, mas essa opção precisa valorizar políticas públicas que priorizem a presença da força de segurança em pontos estratégicos do Município, como forma de agilizar o atendimento à população. As pessoas querem ver viaturas nas ruas; querem conversar com o agente de segurança; querem repassar diretamente a eles as questões que os afligem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE