PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Uma ação ‘nota 10’

Excelente  a iniciativa adotada pela Secretaria de Educação como forma de minimizar os efeitos do bullyng. O objetivo das ações é sensibilizar as escolas e criar um canal de comunicação entre estudantes, professores, funcionários e a própria comunidade.

O bullying tem consequências mais graves do que levar um murro na face. Atinge todo o lado emocional da criança. Isso porque em determinada fase da vida infantil e da adolescência o grupo com que se convive passa a ser mais importante que a própria família. Uma bofetada dói na hora, mas passa. A violência emocional, não. É algo completamente diferente. A pessoa, sendo excluída do grupo, passa a sentir inferiorizada.

Tem acontecido muito nos últimos anos. Os casos estão aumentando com o passar do tempo. Isso se deve pela própria sociedade capitalista e neoliberal. A sociedade prega padrões a serem seguidos, são padrões de beleza, de roupa. O status vale mais. Isso contribui para a exclusão. O ‘ter’ vale mais que o ‘ser’. É claro que isso não deveria ocorrer, que isso não deveria ser comum.

A criança não tem o costume de contar aos pais o que está sofrendo na escola. Tem vergonha de estar passando por esta situação. Os pais devem manter um diálogo aberto com os filhos. Percebendo algo diferente, é necessário procurar a escola para reverter a situação. Tem que encontrar medidas que possam eliminar isto. 

Essas ações em escolas fazem com que os estudantes se sintam seguros e acolhidos pela escola e ao mesmo tempo sejam precursores de informações de prevenção e combate ao bullying.

O objetivo do Estado é tornar as ações preventivas ao bullying uma prática contínua, permeando o cotidiano e o currículo escolar, orientadas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, e desenvolver competências socioemocionais nos estudantes, que reflitam na melhoria dos resultados de aprendizagem, uma das funções primordiais da educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE