PUBLICIDADE

PG terá posto exclusivo para o abastecimento a gás de veículos pesados

Compagas pretende expandir escoamento produção agrícola do interior do Paraná com criação de Corredores Azuis

Compagas pretende expandir produção agrícola do interior do Paraná com criação de Corredores Azuis
Compagas pretende expandir produção agrícola do interior do Paraná com criação de Corredores Azuis -

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas), em parceria com a fabricante Scania, irá construir em Ponta Grossa o primeiro posto com estrutura exclusiva ao abastecimento a gás de veículos pesados ainda em 2023. Anuncio foi feito no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Metano, que aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês, em Foz do Iguaçu. Será o primeiro investimento do tipo da Companhia nos Campos Gerais, em projeto que pretende expandir o uso do gás para o transporte pesado.

Por estar em um eixo rodoviário importante da região Sul e de ligação da região Sudeste do Brasil, Ponta Grossa espera contribuir com maior escoamento da produção agrícola do interior do Paraná até o Porto de Maringá. Região que compreende os Campos Gerais é uma das maiores produtoras em milho, soja e feijão do estado e concentra boa parte da produção estadual em rodovias que atravessam a cidade. Até o momento, Compagas possui cinco postos de abastecimento exclusivo a gás, todos na Região Metropolitana de Curitiba.

A parceria entre Compagas e a montadora sueca Scania visa maior utilização de ônibus e caminhões com combustíveis sustentáveis. Para isso, uma estruturação dos Corredores Azuis no estado, que consiste em vários pontos de abastecimento para gás, irá dar maior autonomia para esse tipo de combustível e contribuir com menos poluentes. Apesar de ser um fóssil, o gás natural é menos poluente que outros combustíveis derivados do petróleo, como o diesel. Em Ponta Grossa, apenas o Posto GNV, localizado na saída da BR-373 e Avenida Dom Pedro II, fornece o gás natural para veículos que possuem a tecnologia, mas atende apenas veículos de pequeno e médio porte.

“Os projetos ligados à mobilidade sustentável colocam o Paraná em um movimento de destaque nacional. O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Abastecidos com gás natural e/ou biometano, os veículos pesados podem emitir menos C02 na comparação com o diesel. O GNV reduz em 20% a poluição, enquanto o biometano chega a impressionantes 85% a menos poluentes.

Ônibus 100% a gás

Entre os projetos conduzidos pelas duas empresas está a demonstração do ônibus 100% a gás natural, que integra o transporte coletivo urbano de Curitiba e Região Metropolitana. Durante todo o mês de março, o veículo percorreu um trajeto de mais de 280 quilômetros por dia entre a capital paranaense e o município vizinho, São José dos Pinhais. “Queremos mostrar que a substituição de veículos movidos a diesel por gás natural ou biometano contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia” diz o CEO da Compagas. Ponta Grossa também irá receber a demonstração do veículo a gás. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE