PUBLICIDADE

Produção de grãos no Paraná é superior a 34,5 milhões de toneladas

Volume representa um ligeiro aumento de 2,1% em relação ao ciclo passado; levantamento foi divulgado pela Conab

O crescimento é impulsionado pela recuperação da produtividade do milho
O crescimento é impulsionado pela recuperação da produtividade do milho -

Os produtores paranaenses serão responsáveis pela produção de aproximadamente 34,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22. Apesar das adversidades climáticas registradas no desenvolvimento das culturas de primeira safra, o volume representa um ligeiro aumento de 2,1% em relação ao ciclo passado, como mostra o 12° Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O crescimento é impulsionado pela recuperação da produtividade do milho, em especial no cultivo de segunda safra. O cereal cultivado na primeira safra, ainda em 2021, teve a produtividade afetada de maneira negativa devido à estiagem e a alta temperatura, saindo de 8.373 quilos por hectare no período 2020/21 para 6.904 em 2021/22. Essa perda foi parcialmente compensada com o aumento na área de 16,3%, chegando a 433,9 mil hectares. Essa combinação permitiu uma colheita próxima a 3 milhões de toneladas do grão, uma queda de 4,1%.

Já na segunda safra, o aumento de área aliado a uma melhora na produtividade, de praticamente 100%, resulta numa recuperação na produção de 114,8%, sendo estimada em 13,93 milhões de toneladas. O resultado só não é melhor devido a falta de chuvas e o registro de ataques de cigarrinhas em determinadas regiões produtoras. “Com a persistência da infestação da cigarrinha, alguns produtores estão optando por semear sorgo no lugar do milho enquanto não se controla essa praga”, reforça o gerente de Acompanhamento de Safra da Conab, Rafael Fogaça.

No caso da soja, o clima não se apresentou favorável no desenvolvimento da cultura. A estiagem e as altas temperaturas registradas entre o fim de 2021 e início deste ano fizeram a produtividade das lavouras caírem 38,9%, sendo estimada na média em 2.161 quilos por hectare. Com uma área praticamente estabilizada, a produção acompanhou queda e ficou em torno de 12,25 milhões de toneladas da oleaginosa.

Já para o trigo, cultura ainda em desenvolvimento no estado, a expectativa da Conab é que haja um acréscimo de 21% na produção. Com isso os agricultores devem colher 3,88 milhões de toneladas do cereal. O resultado é reflexo de uma melhora na produtividade das lavouras, saindo de 2.638 quilos por hectare para 3.302 kg/ha.

Outras informações sobre as principais culturas cultivadas no Paraná e nos demais estados brasileiros podem ser acessadas nos arquivos do 12º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, disponíveis no site da Companhia.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE