Sebrae prepara técnicos e produtores para obter selo

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte podem vender produtos em todo o estado

O Sebrae/PR com apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vai capacitar representantes dos municípios e pequenos empresários para a obtenção do Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná). O selo Susaf-PR permitirá a agroindústrias familiares, de pequeno porte e produções artesanais comercializar produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, nos municípios do estado

Para que os pequenos negócios possam obter o selo, cada município deve aderir ao Sistema. Até agora, cinco cidades paranaenses já conseguiram: Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Helena, Mauá da Serra e Salgado Filho. Para isso, é necessário cumprir uma série de requisitos e ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos. Para obter a certificação, os estabelecimentos devem estar registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e solicitar a indicação por meio deste Serviço (após a adesão do município). Somente os estabelecimentos que atendam às exigências legais serão indicados pelo Serviço de Inspeção Municipal.

A capacitação online para médicos-veterinários e fiscais dos municípios acontecerá em novembro. O conteúdo abordará boas práticas de fabricação de alimentos e Programas de Autocontroles, que incluem fatores ligados às condições sanitárias, ambiente, higienização e saúde, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores, entre outros. A capacitação auxiliará os técnicos na avaliação dos estabelecimentos que requisitarem o selo.

Nos dias 27 e 28 de outubro, o Sebrae/PR realizará palestras de sensibilização para as prefeituras, gratuitamente, pelo link https://bit.ly/30BZMW2. No dia 29, será direcionado para empresários com explicações sobre o processo e as vantagens de adesão ao programa. As inscrições podem ser feitas no  https://bit.ly/2HQTsmS. As capacitações seguem a metodologia do Selo Alimentos do Paraná, programa que atesta empresas de alimentos e bebidas que seguem padrões de segurança e de qualidade em seus processos.

Segundo a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, as empresas que obtiveram o Selo Alimentos do Paraná possuem rígidos padrões de qualidade e segurança. Esses critérios também são exigidos pelo selo Susaf.

“Queremos encorajar os municípios a aderirem ao Susaf e oferecer as capacitações e os elementos necessários para que os empresários possam conquistar o selo, isso gerará mais emprego e renda para os produtores que poderão ampliar suas vendas, antes só podendo vender dentro do seu município e com o SUSAF, poderão vender para todo o estado do Parana”, ressalta.

Um dos empresários que possuem o Selo Alimentos do Paraná e que, recentemente, obteve o selo Susaf-PR é André Pasa, de Cascavel. A empresa iniciou o processo de adaptação dos processos e contou, nos últimos três anos, com o acompanhamento do Sebrae/PR. Segundo ele, as adequações para a obtenção do Selo Alimentos do Paraná serviram como base para a conquista do certificado do Susaf.

 “Nós vínhamos fazendo um bom trabalho de implantação dos Programas de Autocontrole, manipulação de produtos, boas práticas de fabricação e treinamentos com colaboradores. Para a conquista do Susaf preparamos a documentação para mostrarmos que estamos aptos”, explica.

A gerente do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning, afirma que o trabalho do Sebrae/PR ajudará a conscientizar os municípios sobre a importância do selo Susaf-PR e a capacitar os técnicos dos Serviços de Inspeção Municipais.

“Percebemos que os municípios tinham necessidades e alguns deles precisam apresentar melhorias para se adequar aos protocolos exigidos. Queremos que os municípios entendam a importância do selo para a geração de empregos e para o desenvolvimento dos pequenos negócios, além de oferecer alimentos mais seguros ao consumidor”, avalia Henning.

As informações são da assessoria de imprensa

Acipg auxilia empreendedor a vender para órgãos públicos

Acipg auxilia empreendedor a vender para órgãos públicos...

Reserva tem sete concorrentes na disputa da Prefeitura

Reserva tem sete concorrentes na disputa da Prefeitura...

Especialista alerta para risco das altas temperaturas em PG

Especialista alerta para risco das altas temperaturas em PG...

Foto exalta o incrível tobogã rodoviário de PG

Foto exalta o incrível tobogã rodoviário de PG...

Mabel Canto percorre bairros e Distrito de Itaiacoca

Mabel Canto percorre bairros e Distrito de Itaiacoca...

Emoção toma conta do drive-thru do Colégio Sant’Ana

Emoção toma conta do drive-thru do Colégio Sant’Ana...

Operário figura no top-50 do mundo em utilização de jogadores

Operário figura no top-50 do mundo em utilização de jogadores...

PG tem 54 novos casos da Covid; total é de 5,5 mil

PG tem 54 novos casos da Covid; total é de 5,5 mil...

Pela primeira vez na história, PG tem candidato à Prefeitura com deficiência visual

Pela primeira vez na história, PG tem candidato à Prefeitura com deficiência visual...

Câmara adia pela terceira vez debate sobre proposta polêmica

Câmara adia pela terceira vez debate sobre proposta polêmica...

Pauliki destaca que Saúde será prioridade em futura gestão

Pauliki destaca que Saúde será prioridade em futura gestão...

PG terá primeiro debate entre candidatos a vice na história

PG terá primeiro debate entre candidatos a vice na história...

Entidades elaboram plano para retomada econômica em PG

Entidades elaboram plano para retomada econômica em PG...

Operário leva sufoco, vence e sobe na tabela

Operário leva sufoco, vence e sobe na tabela...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS