PUBLICIDADE

Estação Saudade será polo de qualificação profissional

Imagem ilustrativa da imagem Estação Saudade será polo de qualificação profissional
-

Novos cursos profissionalizantes na área da gastronomia, mais extensos, passarão a serem ofertados no município

A Estação Saudade de Ponta Grossa, que está sendo revitalizada, além de um Centro Cultural do Sesc no município, que terá, inclusive, um museu ferroviário, também será um complexo de qualificação profissional. Já a partir do início de 2020, diversos cursos profissionalizantes serão iniciados, especialmente na área da gastronomia, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Cursos os quais irão qualificar trabalhadores para atuar de forma qualificada em toda a região dos Campos Gerais, que apresenta uma crescente atividade do turismo. As obras de reforma na estação serão concluídas no próximo mês, em novembro, e a inauguração do complexo está prevista para dezembro.

Como explicou o instrutor do Senac em Ponta Grossa, João Guilherme Baggio de Oliveira, em entrevista ao vivo ao Portal aRede na tarde desta terça-feira (8), a implantação do café-escola no local permitirá a realização de cursos mais completos da área de gastronomia no município. Hoje, por exemplo, alguns cursos são ministrados em parceiros. “Na nossa unidade em Ponta Grossa temos estrutura convencional, mas até então não tínhamos uma cozinha equipada com todos os utensílios com equipamentos para ofertar todos os tipos de curso. Agora vamos poder atender à demanda, em uma região que valoriza a gastronomia e valoriza a cozinha”, diz.

Com a estrutura do café-pedagógico, o Senac vai poder suprir a carência de profissionais altamente qualificados em algumas áreas. “Agora, o diferencial é a possibilidade de ofertar cursos com mais tempo, a partir do início de março, que oportuniza a profissionalização de toda comunidade. Isso é grande diferencial, porque vamos estar formando profissionais em cursos mais extensos do que os que hoje já oferecemos para a comunidade, e que trazem um diferencial de empregabilidade muito grande”, destaca o profissional. 

Com a inauguração prevista para dezembro, as aulas estão agendadas para começarem no início de 2020. As inscrições aos interessados poderão ser feitas já a partir do próximo mês, através do site. “Estaremos com as inscrições abertas para os cursos de maior duração, como de barista e de confeiteiro. E também iremos disponibilizar os cursos rápidos, como de brigadeiro gourmet, boas práticas na manipulação de alimentos, sanduíche gourmet. Esses cursos rápidos acontecem durante a semana, para a comunidade que está afim de se especializar”, completa João Guilherme Baggio de Oliveira.

Espaço terá Museu Ferroviário e outras atrações culturais

A assistente de gerente do Sesc Ponta Grossa, Monica Diniz de Souza, que também esteve presente na live, assim como Jessé Gutierre, técnico de relações com o mercado do Senac, destacou que o complexo irá funcionar nos mesmos moldes do Paço da Liberdade, em Curitiba, e do Cadeião Cultural, em Londrina. Além do café, que será aberto a visitantes, o espaço irá se diferenciar pelo seu contexto histórico. “Ele vai resgatar a memória de um espaço que é muito importante na construção da história de Ponta Grossa”, informa. Além do museu ferroviário, que está recebendo peças de doações da comunidade, o local terá sala para espetáculos, cursos de música, apresentações, oficinas, artes visuais, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE