PUBLICIDADE

Mercado imobiliário projeta crescimento nos negócios

Baixas taxas de financiamento e Selic estável criam ambiente favorável para investimento imobiliário

O mercado imobiliário deve crescer no segundo semestre de 2019, pelo menos é o que esperam os setores envolvidos na comercialização de imóveis em Ponta Grossa. As principais razões para o otimismo em relação ao mercado são a ‘batalha’ das taxas de financiamento dos bancos e a estabilização da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que influencia todas as taxas de juros do país, em 6,5% ao ano. 

O setor de imóveis passou por um aquecimento entre o fim do ano e os primeiros meses de 2019, mas passou por uma leve desaceleração até a metade do ano. Carlos Tavarnaro, diretor do Sindicato de Habitações e Condomínios nos Campos Gerais (Secovi), explica a queda. “O que aconteceu no final do ano foi o reflexo da eleição, o brasileiro começou a acredita que tudo iria mudar e voltou a acreditar no mercado. Lógico que a mudança não vem de uma hora para a outra e o pessoal percebeu que não seria bem assim”, afirma. 

Apesar da desaceleração, no fim do primeiro semestre, o diretor do Secovi acredita na retomada e projeta o crescimento do setor no segundo semestre por três motivos. “A aprovação da Reforma da Previdência devolve um pouco a confiança para o consumidor, e nosso mercado é feito na base da confiança devido aos financiamentos. A expectativa da queda da taxa Selic para 5% e ainda estamos num patamar de preço de crise”, explica.  

Para o diretor da Imobiliária Conceito Imóveis, Maurício Antunes, entre os principais motivos para a esperar um cenário favorável no comércio de imóveis no segundo semestre está na concorrência entre os bancos para captar mais clientes em seus planos de financiamento. “Nos imóveis o comprometimento com os bancos é mais longo, de até 20 anos. Os bancos estão muito agressivos nas taxas do mercado imobiliário para tentar captar esse cliente”, completa. 

Maurício reforça que os juros baixos e a Selic estável criam um cenário favorável para os investimentos em Ponta Grossa. “Com a ‘guerra’ entre os bancos e a permanência da Taxa Selic como está, esse segundo semestre tem tudo para ser ótimo para o mercado imobiliário”, conclui. 

Locações ganham fôlego em PG

Além do cenário favorável, Ponta Grossa deve receber a entrega de grandes empreendimentos no final do ano. Segundo Carlos Tavarnaro, o aumento da oferta deve movimentar o mercado. “O mercado é regulado pela oferta e procura, quanto mais imóveis estiverem no mercado menor o preço. O que nós temos percebido é que muitos desses empreendimentos e imóveis estão sendo absorvidos pela locação, que é uma tendência no mundo”, destaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE