Grupo tcheco sonda áreas para aporte de R$ 600 milhões

Além de visitar imóveis, protocolo de intenções para qualificação foi assinado para o envio de estudantes para estagiar na Europa

Ponta Grossa deu mais um passo, na manhã desta quarta-feira (10), para a instalação de uma nova montadora de caminhões no município. Investimento o qual poderá vir acompanhado de um outro aporte, de uma fornecedora de autopeças. Em encontro na sala de reuniões do gabinete do prefeito, Marcelo Rangel assinou um protocolo de intenções com as empresas Tatra Motors e Brano Group para o Programa de Qualificação Internacional (PQI). Através dele, 20 estudantes ponta-grossenses para realizar estágio na sede das empresas na República Tcheca, mostrando o compromisso das empresas com os investimentos no Brasil. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o aporte previsto da Tatra é de R$ 600 milhões.

Embora o investimento não tenha sido 100% confirmado na cidade, um executivo da República Tcheca, da empresa Brano, que também representou a Tatra, por ser do mesmo grupo, fez nova visitação a locais que poderão receber as instalações fabris. A definição de um local é necessário para que o aporte seja confirmado. “Nossas tratativas para a vinda da Tatra para Ponta Grossa estão indo muito bem. Estamos oferecendo, junto ao governo do Estado e do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, toda a estrutura para a vinda da empresa. Prova disto é que hoje firmamos este acordo para o encaminhamento de 20 estagiários para República Tcheca, oportunizando aos ponta-grossenses para trabalhar nestas indústrias”, informou o prefeito Marcelo Rangel.

Entre as 20 vagas ofertadas, dez serão enviados para a Tatra e outras dez para a Brano. A seleção dos candidatos será feira pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Sala de Qualificação Profissional, órgão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. O programa será gratuito para os estudantes: a prefeitura providenciará as passagens aéreas à Europa, e as demais despesas, como moradia e alimentação, ficarão a cargo das empresas. 

Pavel Juricek, deputado federal e representante das empresas, afirmou que a intenção é criar um laboratório de ciência assim que for confirmada a vinda da montadora de caminhões em Ponta Grossa. “O acordo realizado hoje será bom para as empresas, que poderão contar com profissionais qualificados para trabalhar nas indústrias e, também, para as pessoas que moram aqui e que possuem potencial para trabalhar conosco. O trabalho que estamos realizando junto à embaixada da República Tcheca no Brasil poderá trazer muitas facilidades para Ponta Grossa”, informou o representante das empresas, que esteve no município junto com a embaixadora do país no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, para a assinatura dos protocolos.


Áreas visitadas nesta quarta-feira ficam no Distrito Industrial

As áreas visitadas nesta quarta-feira foram distintas da primeira. Enquanto em maio, quando a comitiva veio pela primeira vez à cidade, houve uma visitação às instalações onde estava a Monofil, agora estiveram em outro barracão no Distrito Industrial. Além disso, há uma proposta de um empresário para a construção de um barracão em apenas 100 dias.. Na terça-feira (9), os tchecos se reuniram com o prefeito Marcelo Rangel, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e o vice-governador, Darci Piana, em reunião em Curitiba. A empresa Brano, na qual Juricek é diretor, são fabricados produtos como amortecedores, sistemas de pedais, reboques, suspensores, entre outros. Na Europa, além da Tatra, a empresa também fornece a DAF.


Anúncio

Marcelo Rangel destaca que a assinatura de protocolos nesta quarta-feira (10) foi um grande passo para selar a vinda da empresa. “Digo que em mais um mês batemos o martelo”, diz Rangel. “Hoje demos um passo gigante. O acordo de estágio é praticamente o selo da vinda”, completa, afirmando que além da localização, há também tratativas nas questões formais de incentivo fiscal.

Charge da edição deste fim de semana (20, 21 e 22/07/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (20, 21 e 22/07/2019) do JM...

Prefeito de Tibagi, Rildo se afasta do cargo por 20 dias

Prefeito de Tibagi, Rildo se afasta do cargo por 20 dias...

Capa da edição deste fim de semana (20, 21 e 22/07/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (20, 21 e 22/07/2019) do JM...

Vagas na Agência do Trabalhador para segunda-feira (19/07)

Vagas na Agência do Trabalhador para segunda-feira (19/07)...

Acadêmica de 18 anos é eleita presidente da CCJ 

Acadêmica de 18 anos é eleita presidente da CCJ ...

Coluna RC deste sábado (20/07)

Coluna RC deste sábado (20/07)...

Problema histórico

Problema histórico...

George apresenta programa ‘Samu Animal’ no sábado

George apresenta programa ‘Samu Animal’ no sábado...

Por que o aluno deveria limpar sua escola?

Por que o aluno deveria limpar sua escola?...

‘Ponta Grossa é a China do Paraná’, destaca Rangel

‘Ponta Grossa é a China do Paraná’, destaca Rangel...

Confira o seu horóscopo para este sábado (20/07)

Confira o seu horóscopo para este sábado (20/07)...

Paróquia Sant’Ana celebra Festa da Padroeira em Castro

Paróquia Sant’Ana celebra Festa da Padroeira em Castro...

Bakri anuncia emendas para novo RU da UEPG

Bakri anuncia emendas para novo RU da UEPG...

Estados do Sul discutem equalização de benefícios fiscais

Estados do Sul discutem equalização de benefícios fiscais...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS