PUBLICIDADE

Evento em Ponta Grossa lança manual sobre solos

Manual será lançado na 'VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo'
Manual será lançado na 'VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo' -

O evento será de 28 a 31 de maio com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Iapar e da Emater

Com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Iapar e da Emater, acontecerá de 28 a 31 de maio a 'VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo', em Ponta Grossa. No encontro será lançado o Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná, elaborado pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Nepar-SBCS).

O evento, que neste ano terá como tema 'O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental', é promovido pelo Núcleo em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e terá como sede o Premium Vila Velha Hotel.

A obra quer contribuir com as instituições e profissionais voltados à conservação do solo e da água no Paraná, e apresenta estratégias operacionais e técnicas para manejo e conservação do solo e da água de maneira adequada, garantindo a sustentabilidade da agricultura.

A elaboração envolveu 72 profissionais, entre professores, pesquisadores e extensionistas de 16 instituições paranaenses, como universidades estaduais, universidades federais, institutos de pesquisa, secretarias de estado, serviço de extensão rural.

Diversos técnicos do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri) colaboraram na elaboração do manual, que vem também incrementar o desenvolvimento de programas executados pela Secretaria da Agricultura, como Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) e Microbacias. “O lançamento deste material faz parte das ações previstas pelo Prosolo, e serve de material de apoio, tanto para o produtor, quanto para os técnicos responsáveis pela elaboração de projetos de conservação de solos”, explica Débora Grimm, secretária-executiva do Prosolo.

A pesquisadora da área de solos do Iapar, Graziela Moraes de Cesare Barbosa, explica que era preciso atualizar as informações sobre manejo e conservação de solo no Estado. “O último manual nesse sentido foi publicado na década 80, e como estamos tendo um retorno da erosão de solo, abrimos espaço num fórum de discussão da ciência do solo para pensar uma atualização de dados sobre como fazer um bom manejo conservacionista, e os especialistas foram convidados para discorrer sobre temas com essa especialidade”, diz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE