Como ficam os financiamentos imobiliários e consórcios com o aumento da Selic?

Por Ale Boiani

Quando fazemos um financiamento imobiliário estamos adquirindo um compromisso de longo prazo e a juros compostos. Com o recente aumento da taxa Selic, que teve a quarta alta apenas este ano, a tendência é que os financiamentos fiquem ainda mais caros. Segundo o Banco Central, as taxas médias do crédito imobiliário estão em torno de 7,5% ao ano, isto diante da realidade da Selic a 5,25%. Se considerarmos a estimativa de alta da taxa para 8% até o final do ano, e um spread de taxa médio de 40% (diferença entre a taxa Selic e os juros cobrados pelo banco no financiamento), voltaremos a ter taxas de financiamento em dois dígitos: acima de 11%.

A modalidade mais utilizada nos financiamentos imobiliários é a SAC (Sistema de Amortização Constante). No valor da mensalidade, está contido os juros mais o valor de amortização da dívida. Ao financiar por um longo prazo, que é o que acontece nos financiamentos imobiliários, a amortização inicial nos dá a sensação de que a dívida não está diminuindo, e isto acontece porque os juros são sobre o saldo devedor integral, e ele acaba sendo boa parte da composição da parcela. Em um financiamento de R500 mil, por exemplo, se considerarmos uma taxa de juros mensal de 0,7%, R3.500 é apenas correspondente a juros. Ou seja, se a parcela do financiamento paga pela pessoa é de R5.000, o valor de R1.500 está sendo reduzido da dívida total.

Neste exemplo, se considerarmos um prazo de 20 anos de financiamento, o valor total que o investidor terá pago será próximo do dobro do valor financiado, e existem algumas formas de reduzir estes juros, todas elas ligadas à antecipação de pagamentos para a redução do saldo devedor e consequentemente dos juros do financiamento.

Existem produtos no mercado que podem facilitar esta transição e ajudar na criação e constituição de patrimônio. Um deles que é muito utilizado é o consórcio. Por ter uma taxa fixa pelo prazo integral, diferente dos juros compostos do financiamento, esta opção oferece um custo e taxa de juros bastante reduzidos. Se considerarmos um consórcio com uma taxa total de 20% (somando seguro de vida, fundo de reserva e custos administrativos) , ao invés de pagar o dobro do valor, o pagamento seria 20% a mais. Ou seja, ao invés do pagamento total ser R1 milhão, passaria a ser correspondente a R600 mil.

Quando o investidor compra um imóvel na planta - durante o período de construção, ele não paga juros do financiamento, mas sim o INCC (Índice Nacional da Construção Civil ). Em 2020, este índice estava próximo a 0,26% mensais, já em 2021 teve um crescimento importante - e tem oscilado entre 0,9 % e 1%. O consórcio só pode ser utilizado para quitação do imóvel quando este já foi para a fase do financiamento, o que acontece na entrega de chaves. É importante que o investidor some a parcela do consórcio com a parcela do financiamento até o momento da contemplação (disponibilidade do valor da carta de crédito para fazer a quitação).

Vale lembrar que enquanto no financiamento a parcela para R500 mil deve ser próxima de R5 mil, no consórcio para este mesmo valor a parcela é próxima de R2.000. Também é importante citar que o consórcio não é considerado um produto de investimento, pois o valor que se paga para obter o crédito é maior do que o crédito em si - que se utilizado de maneira estratégica pode fazer muito sentido.

Além de utilizar com o intuito de substituir o financiamento - o que pode ser feito no meio do caminho a qualquer momento - também pode ser utilizado para manter liquidez (disponibilidade de capital investido). Uma pessoa que tem o valor para comprar o imóvel à vista pode manter o dinheiro investido e com os juros recebidos pagar a parcela do consórcio, fazendo com que o patrimônio acumulado aumente, pois além de ter o imóvel, continua tendo o valor em dinheiro. O consórcio também tem um seguro de vida que quita a dívida em caso de falecimento, garantindo que o patrimônio realmente se mantenha.

Em resumo, para quem está pensando em comprar o primeiro imóvel, o mercado ainda tem oportunidades com taxas de juros baixas, e sendo bem orientado e pensando de forma estratégica na hora de fazer um planejamento financeiro, pode ser um bom momento para pensar em consórcios, já que a taxa negociada perdurará por todo o período do contrato, te dando segurança e tranquilidade.

 

*Ale Boiani é CEO, gestora e fundadora do grupo financeiro 360iGroup, fundado há 11 anos e que tem cinco linhas diferentes de negócios nas áreas de seguros, finanças, investimentos e planejamento patrimonial, sucessório, tributário e fiscal. Com a profissional, que possui experiência de mais de 20 anos na área na linha de frente, a companhia soma 1,3 bilhão sob administração e mais de 2.500 pessoas capacitadas.

 

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana...

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)...

Confira seu horóscopo desta quarta-feira (15/09)

Confira seu horóscopo desta quarta-feira (15/09)...

Prefeitura divulga passo a passo para benefício do Vale-Gás

Prefeitura divulga passo a passo para benefício do Vale-Gás...

PG faz Maratoma parte 2 e imuniza pessoas de 18 a 22 anos

PG faz Maratoma parte 2 e imuniza pessoas de 18 a 22 anos...

Aplicação da D2 Pfizer foi transferida de local

Aplicação da D2 Pfizer foi transferida de local...

Confira as vagas de emprego desta quinta-feira (16/09)

Confira as vagas de emprego desta quinta-feira (16/09)...

Salve, salve Ponta Grossa! São 198 anos de progresso

Salve, salve Ponta Grossa! São 198 anos de progresso...

Pontamed: 23 anos de trabalho com confiança e agilidade

Pontamed: 23 anos de trabalho com confiança e agilidade...

Fim da coligação é clareza para escolha política

Fim da coligação é clareza para escolha política...

Capa da edição desta quarta-feira (15 e 16/09/2021) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (15 e 16/09/2021) do JM...

Confira a Coluna RC desta terça-feira (14-09)

Confira a Coluna RC desta terça-feira (14-09)...

Confira seu horóscopo desta terça-feira (14/09)

Confira seu horóscopo desta terça-feira (14/09)...

Stocco cobra Prefeitura por mais segurança para ciclistas

Stocco cobra Prefeitura por mais segurança para ciclistas...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS