Um vírus que fechou Santuários, mas não venceu a fé

Por Sandro Arquejada

Toda peregrinação é diferente de um passeio, é muito mais do que realizar um simples turismo, deve ter um sentido espiritual que aproxime a pessoa do sagrado, como a caminhada do povo de Deus, cruzando o deserto. Nos textos da Bíblia, vemos que Deus, muitas vezes, recorda o seu povo que, libertado da escravidão, teve que peregrinar pelo deserto antes de chegar à terra prometida. E não somente faz memória, muitos dos ritos e datas importantes para os judeus e para os cristãos, como a Páscoa, por exemplo, são fundamentados em acontecimentos que estão  ligados àquela travessia de 40 anos.

A peregrinação representa a caminhada do povo ou do indivíduo, nesta vida, rumo à verdadeira terra prometida, a pátria celeste. O peregrino não viaja simplesmente, ele busca nos lugares santos uma experiência de fé, algo místico, ouvir a Deus, ter uma intensa vivência de aprofundamento com Ele, ou pedir a intercessão de algum santo, alcançar uma graça, ou ainda agradecer um favor recebido.

Assim é a motivação de peregrinos no mundo todo, e também com aqueles que vêm ao Santuário Nacional, em Aparecida (SP), ao Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) e ao Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Todos esses espaços sagrados estão no circuito religioso do Vale do Paraíba Paulista.

Essa experiência do “deserto” é marcante para o povo de Deus. Foi lá que o povo viu a manifestação do Senhor quando falava a Moisés; era conduzido – uma nuvem os guiava durante o dia e uma coluna de fogo à noite –; foi alimentado pelo maná, pão do céu, prefiguração da Eucaristia; recebeu a instrução por meio das tábuas da lei, que Jesus daria pleno sentido com o Sermão da Montanha; foi curado de picadas de serpentes, olhando para a serpente de bronze, que prefigura o Cristo erguido na cruz, Ele que tomou sobre si nossas maldições.

No atual contexto, de pandemia e de tantas incertezas, nós percebemos quanto o povo brasileiro tem se confiado à intercessão da Mãe Aparecida, dos Santos, além de buscar conteúdos cristãos que trazem esperança e fé. Tal realidade aponta que Deus não desampara quem nele confia, e como com aquele povo do Êxodo, também o faz hoje conosco. Percebemos a fé e a gratidão das pessoas ao Senhor, e como estão ansiosas para, a partir de uma peregrinação, voltarem a se encontrar com o sagrado.

Se os meios de comunicação e as novas tecnologias, de alguma forma, não deixam o povo sem a presença de Deus em suas casas, são os corações que agora estão ansiosos por irem em direção ao Senhor, voltarem à experiência tão forte e vibrante de buscá-Lo numa peregrinação.

Esse ano será diferente, o povo tem uma barreira a mais para vencer. No entanto, creio que mesmo com restrições, isso se fará de forma gradual, tanto na recepção do povo nos locais de peregrinação, quanto com a iniciativa dos peregrinos. É provável que os peregrinos privilegiem neste momento os locais mais próximos de suas moradias. E para evitar aglomerações, muitos devem ir com veículo próprio ou, quem nunca se aventurou, agora poderá se animar a ir caminhando, de bicicleta ou a cavalo, como muitos fazem.

Assim como no deserto, nem serpentes, onde nem a fome e a sede, impediram o povo de peregrinar até o seu destino, o povo brasileiro encontrará os meios mais adequados e não diminuirá sua fé.  

Sandro Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em administração de empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP), atualmente trabalha no Setor de Novas Tecnologias da TV Canção Nova. É autor dos livros “Maria, humana como nós” e “As Cinco Fases do Namoro”, pela Editora Canção Nova.  

Concurso de crônicas revela vencedores

Concurso de crônicas revela vencedores...

Vizinhos fazem campanha para ajudar vítimas de incêndio em PG

Vizinhos fazem campanha para ajudar vítimas de incêndio em PG...

Recorde absoluto de calor pode ser batido até sábado

Recorde absoluto de calor pode ser batido até sábado...

Comércio projeta alta nas vendas no Dia da Crianças

Comércio projeta alta nas vendas no Dia da Crianças...

Paraná monitora caso das sementes clandestinas

Paraná monitora caso das sementes clandestinas...

Carro bate em mureta e motorista fica ferida em PG

Carro bate em mureta e motorista fica ferida em PG...

Bandidos invadem residência e roubam veículo em PG

Bandidos invadem residência e roubam veículo em PG...

Moto bate em meio fio e piloto sofre lesões graves

Moto bate em meio fio e piloto sofre lesões graves...

UEPG abre inscrições para o Eaic 2020

UEPG abre inscrições para o Eaic 2020...

IML confirma nome de motoboy morto na Souza Naves

IML confirma nome de motoboy morto na Souza Naves...

Pedreiro morre ao sofrer queda de 10 metros na região

Pedreiro morre ao sofrer queda de 10 metros na região...

Escola Santo Ângelo promove drive thru

Escola Santo Ângelo promove drive thru...

Setor de TI mantêm saldo positivo na geração de emprego

Setor de TI mantêm saldo positivo na geração de emprego...

CimSaúde recebe capacitação da 3ª Regional

CimSaúde recebe capacitação da 3ª Regional...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS