PUBLICIDADE

Profissionais da enfermagem realizam protesto em PG

Manifesto se concentrou na Praça Barão de Guaraúna, na área central da cidade

Manifestação de profissionais da enfermagem em Ponta Grossa.
Manifestação de profissionais da enfermagem em Ponta Grossa. -

Após a retirada do piso salarial nacional da enfermagem, suspenso pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, profissionais da classe realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9) em todo o país. Em Ponta Grossa, o protesto se concentrou na Praça Barão de Guaraúna, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, das 13h às 15h.

“As forças sindicais foram sinalizadas pelos trabalhadores e no Paraná não é diferente”, afirmou Rúbia Karine Marchinski, enfermeira e representante da enfermagem em Ponta Grossa.

CONSELHO SE POSICIONA

Após a suspensão do piso salarial da classe, os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren) emitiram nota, via redes sociais, discordando da decisão. De acordo com a publicação, “todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos (...), sendo considerado viável a aprovação do Piso Salarial e sua implementação no sistema de saúde público e privado”. Os conselhos ainda declararam que pretendem pressionar os ministros do STF para reverter a medida.

ENTENDA A SUSPENSÃO

A suspensão do piso salarial nacional aconteceu no último domingo (4). O piso seria pago pela primeira vez na última segunda (5) e foi fixado em R$ 4.750, para os setores público e privado. O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, atendeu uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE