PUBLICIDADE

Grupo Escoteiro de PG comemora 70 anos de história

Evento reúne membros antigos para com atividades, visitas, missão e reunião no sábado (20)

Fundação ocorreu no mesmo dia do padroeiro do escotismo, Dia de São Jorge.
Fundação ocorreu no mesmo dia do padroeiro do escotismo, Dia de São Jorge. -

Evento reúne membros antigos para com atividades, visitas, missão e reunião no sábado (20)

Celebrando 70 anos, no próximo sábado (23), o Grupo Escoteiro João Gaspar Guedes - antigo 3º PR, os ex-integrantes da agremiação promovem a festa escoteira neste final de semana em Ponta Grossa.

O evento contará com atividades cívicas, fotografias e visita à antiga sede, localizada no prédio da PROEX/UEPG, na Praça Marechal Floriano. Seguidas de almoço festivo, por adesão, na Churrascaria Expedicionário. Ás 19 horas, o grupo participará de uma ‘Missa Escoteira’ na Igreja Nossa Senhora da Saúde, na Vila Estrela. O dia de comemoração segure com o ‘Fogo de Conselho’ e a reunião social no Guarani Esporte Clube, ao lado da Igreja, ao longo da noite.

De acordo com Antonio Carlos Martins da Silva, participante do grupo, a festividade é um marco de grande importância, onde os escoteiros podem reviver os bons tempos do chapelão, lenço, calças curtas e mochila, que vem a renovar os mais altos ideais de bem servir a Deus e à Pátria; auxiliando o seu próximo, em toda e qualquer ocasião.

Grupo Escoteiro João Gaspar Guedes

Com base nos ideais de Baden Powell, criador o Escotismo na Inglaterra, em 1907, o jovem Padre Theophilo Klemens Feierabend, fundou o Grupo Escoteiro João Gaspar Guedes, em Ponta Grossa no ano de 1952 e coincidente com o dia 23 de abril, que é o Dia de São Jorge, padroeiro do escotismo e com o próprio Dia Mundial do Escoteiro.

A entidade teve destaque em atividades no município; no estado e a nível nacional, além do reconhecimento no exterior.  O grupo participou, de forma inédita no país, do 9º Jamboree Mundial Escoteiro na Inglaterra, em agosto de 1957.

Os chamados velhos chefes voltaram à Ponta Grossa e hoje, os jovens idosos de 60 a 80 anos, das ‘Patrulhas e Matilhas’, também regressaram para comemorarem essa efeméride escoteira de sete décadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE