PUBLICIDADE

UEPG sobe 66 posições em ranking global de inovação

Segundo avaliação, instituição se mantém em 3ª entre as Universidades Estaduais do Paraná

O ranking também coloca a UEPG em 47ª e 78ª, nas classificações nacional e da América Latina
O ranking também coloca a UEPG em 47ª e 78ª, nas classificações nacional e da América Latina -

Segundo avaliação, instituição se mantém em 3ª entre as Universidades Estaduais do Paraná

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) subiu, neste ano, 66 posições no SCImago Institutions Rankings (SIR),  classificação internacional que utiliza indicadores de desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social pela visibilidade na internet. A avaliação mantém a instituição em 3ª entre as Universidades Estaduais do Paraná na colocação geral. O ranking também coloca a UEPG em 47ª e 78ª, nas classificações nacional e da América Latina, respectivamente. No ranking mundial, a Universidade é a 513ª no classificação.

 A UEPG alcançou posições superiores em relação ao SIR 2021, tanto na classificação geral, quanto nas classificações de acordo com os indicadores, como explica a chefe da Seção de Dados Estatísticos e Informação, Josecler Kapp Lepinski . “O critério de inclusão na avaliação é que as instituições tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados Scopus durante o último ano do período selecionado”, informa. O cálculo é gerado anualmente, a partir dos resultados obtidos em um período de cinco anos.

São três indicadores que fazem parte do ranking  – pesquisa, inovação e impacto social. Na pesquisa, a UEPG subiu 20 posições, em comparação com sua colocação mundial do SIR 2021 e 10 posições entre as Universidades da América Latina. Na área da inovação, a instituição subiu 45 posições, em nível mundial, e 19 entre as Universidades da América Latina. Para o indicador impacto social, a UEPG alavancou 14 posições na classificação mundial. Outras colocações em destaque no cenário nacional são as áreas de Energia (7ª); Ciência do Solo (8ª) ; e Odontologia (13ª).

Neste ano, o número de Instituições de Ensino Superior avaliadas na América Latina aumentou cerca de 12%, já a quantidade de Universidades no geral avaliadas no ranking aumentou cerca de 5%. “Os indicadores mostram que a UEPG tem alcançado posição de destaque nos rankings internacionais”, destaca a diretora de Avaliação Institucional, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira. Colocações de destaque são fruto do trabalho realizado pela comunidade universitária. “É cada vez mais importante que as Universidades se voltem para sua missão: ensino, pesquisa e extensão. Só assim, retornaremos à sociedade o investimento em nós despendido”, complementa.

O SCImago Lab é ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC, sigla para Consejo Superior de Investigaciones Científicas), considerado a terceira maior instituição pública de pesquisa científica e tecnológica da Europa. Além de Universidades, o SIR avalia empresas, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil relacionados ao desenvolvimento de pesquisas. Neste ano, foram analisadas mais de oito mil instituições de todos os continentes, sendo 151 universidades brasileiras.

Com informações: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE