PUBLICIDADE

Caritas oferece formações para capacitar migrantes

Formações abordam elaboração de currículo a empreendedorismo
Formações abordam elaboração de currículo a empreendedorismo -

Formações abordam elaboração de currículo a empreendedorismo

O Projeto Caminhos de Oportunidades, realizado desde 15 de maio pela Caritas Paraná e Organização Internacional para a Migração (OIM), desmembrado para as Caritas Diocesanas, oferece oficinas de capacitação para migrantes. As últimas formações falaram sobre Economia Popular Solidária – em meados de setembro - e Empreendedorismo, Gestão e Marketing Digital, que está em andamento até dia 15 de outubro. As aulas acontecem no salão da Paróquia Perpétuo Socorro, na Vila Liane, em Ponta Grossa, das 8h30 às 12 horas, com professores do curso de Administração e Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

A oficina que orienta também sobre como montar uma empresa iniciou dia 20, estendendo-se pelos dias 21 e 22, prossegue essa semana – dias 27,28 e 29 – continua 4, 5 e 6 de outubro e termina dia 15, com uma feira de exposição de produtos, serviços e sabores desses empreendedores. A assistente social da Cáritas Diocesana, Érica Francine Pilarski Clarindo, explica que o projeto teve outras fases já vencidas. “Iniciou com a identificação do migrante, entrevista para apurar o perfil deles e saber se seriam encaminhados para cursos profissionalizantes, que facilitariam a obtenção de um emprego, ou, para empreendedorismo”, comenta, citando que foram cadastrados mais de 60 migrantes.

Ainda segundo a assistente social, todos fizeram oficinas de elaboração de currículo e de entrevista, e já estão sendo direcionados para cursos profissionalizantes gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, prefeitura e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Em outros casos, os migrantes são matriculados em cursos de escolas particulares, pagas com desconto pelo projeto. “Tudo para obter os cursos específicos que eles citaram. Outra parte ainda, que quer ser ou já é microempresário ou prestador de serviço, participa de formação para empreendedores”, acrescenta Érica. A oficina de empreendimento tem 18 migrantes inscritos.

Nos dias 16 e 17 deste mês, a capacitação enfocou a Economia Popular Solidária, abordando os diferentes tipos de empreendimentos, o que é Economia Solidária, a forma de organização, como se configura a comercialização de produtos e de que forma isso impacta na vida dos que já participam das atividades que são desenvolvidas. As aulas ocorreram em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários, programa de extensão da UEPG. O objetivo da oficina, que teve 11 participantes, foi levar o conhecimento e mapear possibilidades de grupos que queiram trabalhar em associação ou cooperativa.

O Projeto Caminhos de Oportunidades é implementado pela Caritas Brasileira/Regional Paraná e OIM, e, visa promover a integração laboral aos migrantes e acesso a um recomeço e trabalho digno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE