PUBLICIDADE

Fernandes Pinheiro terá fluxo de veículos normal após obras

Instituto de Planejamento estuda maneiras para que o local se torne a extensão do Calçadão da Coronel Cláudio

As obras seguem cronograma de execução da empresa vencedora
As obras seguem cronograma de execução da empresa vencedora -

Instituto de Planejamento estuda maneiras para que o local se torne a extensão do Calçadão da Coronel Cláudio

As obras de revitalização da rua Fernandes Pinheiro, no Centro de Ponta Grossa, já estão em fase final e devem ser finalizados até o final do mês de novembro deste ano. O local é mais conhecido popularmente como ‘novo calçadão’ e, apesar do nome, deverá ter fluxo normal de veículos após a conclusão das obras. Comerciantes da região têm dúvidas de como funcionará o fluxo dos veículos e questionam a falta de vagas de estacionamento no local, o que impediria a chegada da clientela e também que cargas fossem descarregadas no local.

Segundo a assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), as obras seguem cronograma de execução da empresa vencedora do processo licitatório e já se encaminham para a finalização. Com isso, a expectativa é a obra deve ser concluída dentro do prazo de vigência do contrato nos próximos 30 dias. Mais recentemente, foram realizadas as rampas de acesso para veículos, restando apenas complementação das galerias e reforma das bocas de lobo.

O Diretor Executivo do Iplan, Ciro Ribas, explica como será o fluxo de veículos na Fernandes Pinheiro ao termino das obras. "O fluxo de veículos será permitido normalmente no sentido Terminal Central à Estação Saudade. O projeto e a estrutura da rua preveem pista única com fluxo contínuo de um veículo. No local também haverá vagas para estacionamento, além de toda sinalização vertical necessária para o bom andamento do trânsito". complementa.

De acordo com a Prefeitura, em um primeiro momento o local não será um calçadão, pois ainda haverá o fluxo de veículos. A ideia é que sejam estudadas maneiras para que o local se torne a extensão do calçadão já existente, pois a área faz parte do Quadrilátero Histórico.

O projeto foi preparado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e segue supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (Smip).

A Fernandes Pinheiro passa ao lado do Terminal Central e Praça João Pessoa, ligando o Calçadão da Coronel Cláudio à Passarela Albary Guimarães. Por este segmento da cidade circulam mais de 100 mil pessoas ao dia. A revitalização compreende uma área de três quadras entre o cruzamento das ruas Benjamin Constant e 12 de outubro.  

A obra foi licitada por um valor de R$ 329.919 e os recursos para a obra são provenientes do Governo Municipal. A execução fica por conta da CH Engenharia Civil Ltda, empresa que venceu o processo licitatório.

Comerciante faz apontamentos

Em entrevista ao Jornal da Manhã e portal aRede, Gabriela Reis Augustinho, proprietária da Distribuidora de Doces Palácio, que fica localizada na Fernandes Pinheiro, relata pontos positivos e negativos das obras no local. “Se o fluxo de pessoas do calçadão continuasse, esse lado seria bom, mas isso ainda não acontece, então para nós sendo um pouco prejudicial não passar carro nesse momento, sem contar que as vagas de estacionamento aqui da frente fazem falta, nossos clientes ainda não se acostumaram. ” assinala.

Em relação a números, Gabriela relata uma queda nas vendas. “Nossas vendas caíram um pouco, mas não dá para responsabilizar a obra, a pandemia acho que tem maior influência para o comércio em geral.

Gabriela relata que ouve uma melhora significante na segurança e uma queda no tráfico de drogas e na circulação de usuários que acontecia no local. “Um lado bom foi que os drogados e traficantes desapareceram da rua, aqui era considerado uma região perigosa, tinha apreensão e batidas da polícia toda semana e melhorou a segurança nesse aspecto." complementa.

As obras seguem cronograma de execução da empresa vencedora
As obras seguem cronograma de execução da empresa vencedora Fernandes Pinheiro terá fluxo de veículos normal após obras O local é mais conhecido popularmente como ‘novo calçadão’ e, apesar do nome, deverá ter fluxo normal de veículos após a conclusão das obras. Comerciantes da região têm dúvidas de como funcionará o fluxo dos veículos . Fernandes Pinheiro terá fluxo de veículos normal após obras
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE