PUBLICIDADE

Obras devem transformar PG em ‘hub de energia’

Projeto reforça sistema elétrico em todo o estado do Paraná
Projeto reforça sistema elétrico em todo o estado do Paraná -

Projeto reforça sistema elétrico em todo o estado do Paraná

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) recebeu, na última reunião da diretoria, o coordenador de obras da Tabocas Participações e Empreendimentos S.A., Lucas José Oliveira, para discussões a respeito do projeto ‘Gralha Azul’, que deve reforçar o sistema elétrico de Ponta Grossa. 

A empresa é prestadora de serviço da Engie Brasil, que venceu do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é a responsável pela execução das obras.

Oliveira conta que o ‘Gralha Azul’, é o primeiro projeto de linhas de transmissão da Engie no Brasil. “É um projeto de reforço do sistema elétrico no estado do Paraná, exclusivamente, atendendo as necessidades da indústria”, relata o coordenador, que salienta que a Tabocas é responsável por 17% das redes de transmissão construídas no país.

De acordo com Oliveira, ao todo, serão mais de mil quilômetros de linhas de transmissão que devem percorrer 26 municípios paranaenses e gerar de mais de 3 mil empregos diretos na região somente durante a fase de construção. Além disso, o projeto pretende movimentar mais de R $ 2 bilhões em investimentos. 

“Ponta Grossa será um hub, um distribuidor de energia. Ao todo, serão construídas dez subestações. A ligação entre elas totaliza mil quilômetros e as obras devem se estender por 23 meses”, aponta.

O coordenador da Tabocas garante que, após a conclusão das obras, o suprimento de energia no Paraná alcançará uma nova era e que as obras movimentarão a economia dos Campos Gerais, considerando que 30% da folha de pagamento fica na cidade em que a empresa estiver instalada. “Parte da mão de obra é especializada e estes não se encontram aqui. Porém, outras funções como motorista, técnico, servente e operador, iremos buscar aqui na região”, relata Oliveira. Além de prestigiar a mão de obra local, serão diminuídos os custos com alojamento.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE