PUBLICIDADE

Governo do Paraná assina concessão nesta quarta

Governador Carlos Massa Ratinho Jr. assina a concessão do Parque Estadual com a empresa Eco Parques Brasil

Governador Carlos Massa Ratinho Jr. assina a concessão do Parque Estadual com a empresa Eco Parques Brasil
Governador Carlos Massa Ratinho Jr. assina a concessão do Parque Estadual com a empresa Eco Parques Brasil -

Governador Carlos Massa Ratinho Jr. assina a concessão do Parque Estadual com a empresa Eco Parques Brasil

O Governo do Estado do Paraná confirmou a nova data da assinatura do contrato de concessão do Parque Estadual de Vila Velha. A solenidade será na quarta-feira (19) no parque, às 17h.

O Parque de Vila Velha teve sua concessão à iniciativa privada autorizada no final de 2019. Após abertura do processo e do edital da concessão, a empresa que venceu a disputa foi a Ecoparques do Brasil S/A. No Plano de Trabalho a empresa apresenta atividades que serão implantadas no Parque como campo de desafio, arvorismo, tirolesa, ciclismo e mountain bike.

Após a assinatura do contrato de concessão, a empresa passa pelo processo de gestão compartilhada do Parque para depois assumir a gestão definitiva.

Hoje a gestão do Parque é feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Segundo o secretário municipal de Turismo, Edgar Hampf, o IAP não foca no potencial turístico de Vila Velha, mas sim no parque como unidade de conservação ambiental. “A empresa concessionária vai explorar os atrativos turísticos que estão dentro da unidade de conservação e isso vai gerar muitos reflexos, como uma melhora de serviços e métodos. O IAP não é um órgão turístico, mas sim de conservação e preservação, então vai mudar o foco”, destaca.

A expectativa da gestão municipal é de que com o processo de concessão à iniciativa privada haja um aumento anual expressivo no número de visitantes do Parque. “Já está previsto no plano de viabilidade econômica da concessão o aumento de pelo menos três vezes o número de visitantes em até três anos”, complementa.

Ainda não há uma previsão de mudança nos valores de ingressos cobrados no Parque de Vila Velha. Para o secretário de Turismo, Edgar Hampf, o valor do ingresso representa a quantidade de serviços que é oferecido lá dentro. “O visitante terá mais serviços do que tem hoje? Hoje me parece que é caro o ingresso pelo que se recebe lá dentro. É difícil falar de política tarifária, mas sim de valoração, que é aquilo que se adquire com o ingresso” pontua.

No mesmo evento de assinatura do contrato de concessão do Parque Estadual de Vila Velha, a Prefeitura anuncia a linha aérea Ponta Grossa-Foz do Iguaçu que ligará os dois principais atrativos turísticos naturais do estado do Paraná.

Empresa fará gestão compartilhada

Após a assinatura do contrato de concessão do Parque Estadual de Vila Velha a empresa EcoParques Brasil S/A faz uma gestão compartilhada até assumir por definitivo a gestão do Parque.O período é de 180 dias de acordo com o secretário municipal de Turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf. Para o secretário a concessão fará com que o Parque gere um desenvolvimento e maior oferta no setor de serviços que são sustentados pelo turismo, como restaurantes, transportes e hospedagens. “Se temos uma demanda maior, precisamos de uma oferta que atenda”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE