Estado confirma Eco Parques para gestão da Vila Velha

A concessão de área do parque pré-estabelecida pelo Estado permitirá à empresa vencedora desenvolver serviços de apoio à visitação com atividades de uso público e turismo.

A Comissão Especial de Licitação da Concessão de Uso do Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, informa que a empresa Eco Parques do Brasil S/A foi a vencedora do certame. O objetivo da licitação foi selecionar a proposta econômica mais vantajosa. A concessão permitirá à iniciativa privada a exploração de serviços de apoio à visitação do parque.

Conforme o Plano de Trabalho da Eco Parques, serão implantadas em Vila Velha atividades como campo de desafio, arvorismo, tirolesa, ciclismo e mountain bike, entre outras. Também haverá facilidades aos visitantes como lanchonete, centro interativo e loja de conveniência, além da reestruturação da infraestrutura do local.

Tão logo a empresa cumpra as condicionantes previstas no edital de licitação – constituir a Sociedade de Propósito Específico (SPE) e apresentar a garantia de execução contratual – será chamada a assinar o contrato de concessão de uso, o que deve acontecer num prazo de 60 dias. A partir disso, terá início o desenvolvimento das atividades planejadas.

“Estamos colocando o Parque de Vila Velha à visitação, estadual, nacional e internacional. O turismo relacionado aos atrativos ligados à natureza e ao meio ambiente é o negócio que mais vai crescer no Brasil”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Vamos ter significativo incremento da exploração turística do parque, gerando emprego e renda. Porém, tendo sempre como prioridade a preservação da unidade de conservação”.

ETAPAS - A Sessão Pública da segunda e última etapa da licitação aconteceu nesta terça-feira (05), quando houve o julgamento dos documentos de qualificação das empresas previamente classificadas na etapa anterior, conforme estabelecido no edital. Na primeira sessão, realizada, em 23 de outubro, foram recebidos e analisados o Plano de Negócios e a Proposta Econômica. As outras duas empresas proponentes foram a Urbanes Empreendimentos e Priscila Scheffer Dias –Turismo.

CONCESSÃO - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, continuará sendo o órgão administrador e responsável pela política pública do local. O instituto também vai monitorar se a gestão obedece o plano de manejo.

Um grupo de trabalho foi formado exclusivamente para monitorar e acompanhar o cumprimento das medidas que vão garantir a preservação de toda a área. Participam técnicos da secretaria estadual, do IAP, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto das Águas do Paraná e Paraná Turismo.

PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

 

Aliel afirma que Fala de Guedes "tira a esperança das pessoas"

Aliel afirma que Fala de Guedes "tira a esperança das pessoas"...

Lateral comemora e levanta cartaz: ‘Hoje tem gol do Mailton’

Lateral comemora e levanta cartaz: ‘Hoje tem gol do Mailton’...

MCG exibe documentário sobre religiões afro-brasileiras em PG

MCG exibe documentário sobre religiões afro-brasileiras em PG...

Câmara autoriza doação de terreno do GK ao Operário

Câmara autoriza doação de terreno do GK ao Operário...

Charge da edição desta quinta-feira (07/11/2019) do JM

Charge da edição desta quinta-feira (07/11/2019) do JM...

Muffato inaugura Max Atacadista nesta sexta-feira

Muffato inaugura Max Atacadista nesta sexta-feira...

Aeroporto de PG terá voos IFR em até três meses

Aeroporto de PG terá voos IFR em até três meses...

Extinção de municípios

Extinção de municípios...

Capa da edição desta quinta-feira (07/11/2019) do JM

Capa da edição desta quinta-feira (07/11/2019) do JM...

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul: a importância de se cuidar...

Stone homenageia PG na Times Square em Nova York

Stone homenageia PG na Times Square em Nova York...

Presidente da Conab visita unidade de Ponta Grossa

Presidente da Conab visita unidade de Ponta Grossa...

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (06/11)

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (06/11)...

Vagas na Agência do Trabalhador para quinta-feira (07/11)

Vagas na Agência do Trabalhador para quinta-feira (07/11)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS