PUBLICIDADE

Projeto terá mascote para cada história da região

As mais de 200 ilustrações dos livros da AMCG, irão se tornar bonecos que representarão cada história

Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto
Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto -

As mais de 200 ilustrações dos livros da AMCG, irão se tornar bonecos que representarão cada história

Para representar os “Contos e Lendas” da região, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) produzirá seus mascotes. Primeiramente a artesã Rosângela Tavares fará 19 bonecos, um representando uma lenda de cada município da AMCG. O projeto que iniciou ainda em 2018 reuniu, em sua maioria, dois causos por município. “Um foi representado na TV e outro fará parte de um box de livros que iremos lançar”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.

Os mascotes irão representar os personagens principais das histórias que foram relatados nos livros, que já estão prontos para a publicação. “Já fizemos todo o layout. Estamos agora em busca de apoio para a impressão destes Box”, explica a diretora, lembrando que eles serão distribuídos para escolas, bibliotecas e Prefeituras dos 19 municípios da Associação. “O projeto é grandioso é busca resgatar estas histórias. Muitas delas que já estavam esquecidas”, avalia.

O designer gráfico Robson James França foi o responsável por todas as ilustrações dos livros que compõe o Box “Contos e Lendas”, inclusive os mascotes. “Foram mais de 200 ilustrações”, destaca o designer, que se debruçou durante alguns meses nos causos regionais.

Com os desenhos em mãos, a artesã Rosângela segue para novo desafio. “É um trabalho realmente desafiador. Mas com toda a certeza gratificante”, exulta ela, adiantando que em breve, sairão novos souvenires da região com os mascotes do projeto “Contos e Lendas”. Especialista em ‘bonecos’, a artista produziu recentemente um mascote da Munchen Fest, uma alemãzinha chamada “Rainha”. “Fez muito sucesso, ela já até está participando de eventos”, comemora.

Após a produção de todos os 19 mascotes, muito diversos por sinal, a AMCG Cultura irá lançar um Concurso para eleger um único mascote do projeto. “Vamos fazer o concurso pelas Redes Sociais da AMCG”, conta o coordenador da AMCG Cultura, e secretário municipal de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, já convidando os municípios a estimular sua população para votar. “Queremos ampla participação popular”, avisa.

O mascote vencedor do concurso será o escolhido para representar todo o projeto, e estar inserido no Box de livros dos “Contos e Lendas dos Campos Gerais”.

Nova produção

Para a produção deste mascote, a AMCG abrirá chamada pública para artesãos da região dos Campos Gerais poderem participar. “Apresentamos o modelo proposto, as regras e ficamos no aguardo das propostas de nossos artistas”, relata Katiane, destacando que os candidatos devem se propor a fazer uma grande quantidade dos ‘bonecos’. 

Como a produção deve ser ampla, a diretora da AMCG destaca que devem ser escolhidos mais de um artesão. “Sabemos que é difícil um só artista produzir centenas de bonecos. Por isso a ideia é abrir para mais de um artista”, finaliza.

Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto
Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto Artesão serão selecionados para produzir mascotes que representarão o projeto
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE