Campos Gerais
Castro planeja fortalecimento do turismo em parceria com municípios da região
Encontro reuniu representantes de seis municípios para debater estratégias conjuntas para fomentar o turismo nessas cidades
Iolanda Lima | 14 de junho de 2025 - 01:40

A Prefeitura Municipal de Castro promoveu uma reunião com secretários e gestores de turismo dos municípios da região. O objetivo é discutir estratégias para planejamento e divulgação conjunta dos atrativos turísticos da região. Participaram do encontro representantes dos municípios de Carambeí, Piraí do Sul, Tibagi, Jaguariaíva e Arapoti, além do prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, e do secretário de indústria, comércio e turismo, Kasciano Morais.
“Nós escolhemos estes municípios porque eles tem um potencial turístico mais ou menos parecido com o nosso e que pode ser integrado, melhorando a situação de todos”, destaca Doutor Reinaldo. “Nós temos o turismo religioso, gastronômico, histórico, de aventura e agronegócio, então a região é muito rica e cada município já tem algo pronto, restando apenas fazer essa integração”, conclui o prefeito.
Kasciano explica que Castro já possui parcerias com a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) e, agora, com a Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), mas que pretende ampliar ainda mais a divulgação de Castro com os municípios parceiros. “Esse movimento de hoje é para nós somarmos tudo isso com as cidades da nossa região para também estarmos buscando uma nova frente para o turismo regional”, diz.
A secretária de turismo de Tibagi, Kellin Kravutschke Ramos, avaliou a reunião como muito produtiva. “Para o nosso município de Tibagi é de extrema importância, porque nós temos o Canyon Guartelá, que é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo, e trazendo os turistas para Tibagi, nós trazemos para Castro, Arapoti, Jaguariaíva e para toda a região dos Campos Gerais, com certeza, será de extrema importância para o fortalecimento do turismo regional”.
No mesmo sentido, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Arapoti, Onofre Louzada, parabenizou a iniciativa do prefeito Reinaldo Cardoso. “Nós temos grandes potencialidades e essa sinergia trará muitos benefícios para a nossa região”, disse. A diretoria de indústria, comércio e turismo de Carambeí, Delvana Sebastião, destacou que a união dos municípios proporcionará o crescimento da região como um todo.
Nas próximas semanas, os gestores de turismo e prefeitos dos municípios se reunirão com o secretário de turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, além de deputados estaduais da região, entre eles Mabel Canto, Marcelo Rangel e Moacyr Fadel. O objetivo é buscar recursos para a realização de projetos conjuntos.
Com informações da assessoria de imprensa.