Crea-PR lança Agenda Parlamentar 2020

A apresentação aos candidatos a prefeito será feita em 33 municípios paranaenses até o dia 15 de novembro, data das eleições municipais

Programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” traz ideias e soluções de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências para os futuros gestores públicos. As apresentações ocorrerão neste mês

Contribuindo com melhorias da gestão pública, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) lança neste mês de outubro a Agenda Parlamentar 2020 para futuros gestores públicos. O programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” traz diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A iniciativa conta com a parceria de Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior. A apresentação aos candidatos a prefeito será feita em 33 municípios paranaenses até o dia 15 de novembro, data das eleições municipais. O lançamento irá ocorrer nas regionais de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. As propostas para a inclusão em planos de governo dos prefeituráveis serão apresentadas por meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o programa Agenda Parlamentar 2020 defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais.

“Nesta etapa, o foco será para que as propostas da Agenda Parlamentar sejam incorporadas aos Planos de Governos. Para 2021, vamos atuar junto às associações de municípios, Câmaras de vereadores e à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na esfera federal, atuaremos com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, para que os parlamentares em Brasília possam destinar recursos e projetos para as propostas apresentadas”, diz.

A Agenda Parlamentar é um dos programas mais importantes do Crea-PR. Os materiais produzidos para a edição de 2020, por conta das eleições municipais, estão disponíveis no site, que entrou no ar nesta quarta-feira (7). São 30 cadernos técnicos finalizados e outros 10 em produção que serão publicados nos próximos dias. Já o total de EDBMs soma mais de 200 estudos de diversos temas, como:

- Plano de Auxílio Mútuo para enfrentamento de tragédias;

- Segurança alimentar envolve gestão compartilhada do Estado e Município

- Preservação permanente de microbacias hidrográficas

- Ações de Redução de doenças relacionadas aos riscos psicossociais

- Programa Casa Fácil

- Estruturação e valorização do quadro técnico municipal

- Hortas comunitárias urbanas

- Lei de inspeção predial

- Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos recicláveis

- Sinalização de trânsito

- Estradas e sinalização rural

- Acessibilidade em calçadas

Integram o Crea-PR quase 90 Entidades de Classe e 70 instituições de Ensino Superior. Ao todo, são mais de 100 mil profissionais e 20 mil empresas registradas no Conselho. Já a formação acadêmica contempla mais de 500 cursos superiores e cerca de 100 mil acadêmicos nas áreas afetas as Engenharias, Agronomia e Geociências.

Os Cadernos Técnicos orientativos

Os Cadernos Técnicos do Crea-PR apresentam propostas de solução para problemas enfrentados pela maioria dos municípios paranaenses e caminhos que podem ser seguidos pelos gestores públicos para seu enfrentamento. Os dados foram levantados por profissionais voluntários do Conselho e pelas Entidades de Classe regionais seguindo quatro eixos temáticos: Saneamento e Resíduos; Desenvolvimento Regional e Integrado; Desenvolvimento Rural e Infraestrutura, Mobilidade e Transporte.

O gerente do Departamento de Relações Institucionais do Conselho, Claudemir Prattes, reforça que as orientações são técnicas, fundamentadas e que apresentam situações que devem ser evitadas de acordo com profissionais qualificados.  Ele diz que os estudos trazem também normas, deveres, legislação e orientações técnicas básicas, com a finalidade de auxiliar na estruturação dos municípios em médio e longo prazo, melhorando consideravelmente as cidades.

“Os Cadernos Técnicos são escritos por profissionais ligados a Entidades de Classe e Instituições de Ensino de todo o Estado. Poderiam ser chamados de cartilhas orientativas a gestores públicos em todas as esferas, pois auxiliam fortemente na implantação de políticas públicas eficazes que trarão benefícios, qualidade de vida e segurança à população”, destaca.

EBDM: propostas e soluções aos municípios

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) segue a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão com propostas e soluções no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências. São proposições elaboradas por profissionais habilitados que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo municipal. Assim como os Cadernos Técnicos, o EBDM visa a qualidade de vida da população, ao propor melhorias na gestão e a implantação de políticas públicas eficazes.

Segundo o diretor do Crea-PR e um dos coordenadores do programa, Engenheiro Carlos Bueno Rego, os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal são uma sistemática produção de propostas e soluções que nortearão partidos políticos, candidatos, gestores públicos municipais e demais autoridades e lideranças. Ainda de acordo com ele, com base em uma análise minuciosa e em diagnósticos precisos, o EBDM tornou-se referência para o planejamento da administração pública no Estado.

Informações Assessoria de Imprensa

Chuva e ventos fortes deixam rastro de destruição no Guaragi

Chuva e ventos fortes deixam rastro de destruição no Guaragi...

2020 será o mais quente em PG nos últimos 25 anos

2020 será o mais quente em PG nos últimos 25 anos...

Rapaz é preso após tentar furtar veículo na Colônia Dona Luíza

Rapaz é preso após tentar furtar veículo na Colônia Dona Luíza...

UEPG abre processo seletivo de contratação de professores

UEPG abre processo seletivo de contratação de professores...

Comércio de PG projeta melhor Natal em quatro anos

Comércio de PG projeta melhor Natal em quatro anos...

Sicredi Campos Gerais expande atuação na capital

Sicredi Campos Gerais expande atuação na capital...

Pet Química da UEPG realiza evento online sobre cerveja

Pet Química da UEPG realiza evento online sobre cerveja...

Prefeitura de PG pede ajuda de empresários para iluminação de Natal

Prefeitura de PG pede ajuda de empresários para iluminação de Natal...

Rangel propõe diálogo para retomada de festas infantis em PG

Rangel propõe diálogo para retomada de festas infantis em PG...

Homem morre após ser atropelado na BR-376 em Ponta Grossa

Homem morre após ser atropelado na BR-376 em Ponta Grossa...

Homem é baleado em uma das principais avenidas de PG

Homem é baleado em uma das principais avenidas de PG...

Jaguariaíva recebe operação contra ‘motos barulhentas’

Jaguariaíva recebe operação contra ‘motos barulhentas’...

Agência realiza ‘Dia D’ digital nesta sexta-feira

Agência realiza ‘Dia D’ digital nesta sexta-feira...

Elizabeth vai aumentar efetivo da GM

Elizabeth vai aumentar efetivo da GM...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS