Jogos da Primavera tem novas modalidades esportivas

Além das modalidades tradicionais, a competição conta ainda com e-games, dança, paradesportos e novas categorias


A organização da 64ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera anuncia a inclusão de novas modalidades além das tradicionais. Os Jogos acontecem entre 27 de setembro e 06 de outubro, e as inscrições vão de 01 a 16 de agosto.

Como conta o professor Carlos Zaremba, da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR-UEPG), o objetivo é aproximar o evento da realidade dos jovens da região, incluindo modalidades paradesportivas, e-jogos e atividades culturais, como a dança. "Todas as alterações previstas nesta edição foram realizadas com o objetivo de facilitar e proporcionar que mais estudantes e instituições de ensino tenham a oportunidade de participar do evento", destaca.

Além das tradicionais modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, esta edição dos JEPs conta ainda com novas modalidades e novas categorias dentro dos esportes já ofertados. Para o atletismo e natação, acompanhando a tendência mundial destas modalidades, são oferecidos alguns revezamentos na categoria misto. No futebol, será aberta a participação do público feminino, e algumas modalidades contemplarão também os paradesportos, como o atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Outra novidade desta edição dos jogos é a inserção da modalidade de dança. A iniciativa busca, segundo Zaremba, integrar a área cultural. "O objetivo é atingir um público que não está tão próximo das modalidades esportivas tradicionais, mas pratica a atividade física através da expressão corporal", destaca o coordenador. 

"Outra novidade interessante é que em algumas provas do atletismo e natação e das modalidades de triathlon e da corrida rústica, teremos a presença do público 'avulso'", conta o professor. Estes atletas podem ser estudantes ou não, de qualquer nível de escolaridade, idade ou sexo, mesmo sem estar inscritos oficialmente na competição.

Seguindo uma tendência mundial, a 64ª edição dos JEPs abre espaço também para os e-games, com os jogos "FIFA", de simulação de futebol, e "League of Legends" (LOL), que é um jogo de estratégia online. Os atletas podem ainda se inscrever no badminton, basquete 3x3, corrida rústica, skate, triathlon e vôlei 4x4.

"Levando em consideração que Jogos Estudantis da Primavera priorizam a participação e a integração de estudantes, não sendo seu objetivo principal o rendimento esportivo, para este ano estaremos limitando a participação de atletas federados", aponta Zaremba. Nas modalidades coletivas, será permitida a inclusão de até três atletas com vínculo federativo ativo, ou seja, que tenham disputado competições oficiais (organizadas pelas suas respectivas federações) e/ou estejam registrados nas respectivas federações nos anos de 2017, 2018 ou 2019.

Em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD-UEPG), o processo administrativo do evento também está sendo reformulado. O congresso técnico será realizado em ambiente virtual, sem a necessidade de presença física dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino.

Os 64º Jogos da Primavera são organizados pela Universidade Estadual de Ponta, através da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), do Departamento de Educação Física e do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), com apoio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, através da Esportes Paraná.   O regulamento da competição deve ser disponibilizado em breve.

 

Melim faz show em PG nesta semana

Melim faz show em PG nesta semana...

PR fomenta o turismo com os Jogos da Aventura e Natureza

PR fomenta o turismo com os Jogos da Aventura e Natureza...

Capa da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM

Capa da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM...

A Ferroeste fora dos trilhos

A Ferroeste fora dos trilhos...

Polo Tecnológico de PG

Polo Tecnológico de PG...

Charge da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM

Charge da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM...

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (13/08)

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (13/08)...

Moto bate em poste e piloto morre na hora

Moto bate em poste e piloto morre na hora...

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (13/08)

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (13/08)...

Vans do transporte escolar terão que instalar câmeras

Vans do transporte escolar terão que instalar câmeras...

UEPG abre inscrições para o Processo Seletivo Seriado

UEPG abre inscrições para o Processo Seletivo Seriado...

Castro intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Castro intensifica campanha de vacinação contra o sarampo...

Coluna RC desta terça-feira (13/08)

Coluna RC desta terça-feira (13/08)...

Centro de Eventos de PG pode virar Polo Tecnológico

Centro de Eventos de PG pode virar Polo Tecnológico...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS