PUBLICIDADE

Farmácia do Paraná e Regional de Saúde terão nova sede

Os serviços da 5ª Regional de Saúde e da Farmácia do Paraná, unidade Guarapuava, serão ofertados em um novo espaço, mais amplo, a partir do ano que vem. A estrutura será realocada no prédio do antigo Fórum da Comarca de Guarapuava, cedido ao Estado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (13), após a assinatura do termo de cessão de uso do imóvel em favor da Secretaria Estadual da Saúde. A transferência dos serviços da Regional reduzirá as despesas do Estado com o aluguel dos dois prédios onde hoje funcionam as unidades.

“A mudança vai render uma economia de pouco mais de R$ 500 mil por ano. São recursos que poderão ser utilizados em outras áreas, inclusive na própria região de Guarapuava", afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Caputo Neto agradeceu o empenho do presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Roberto Vasconcelos, para a formalização da parceria. "Isso demonstra a relação de respeito e diálogo que o executivo tem com os poderes legislativo e judiciário", disse o secretário.

Estrutura

O prédio do antigo fórum, com 2.803 metros quadrados, está localizado em uma área nobre da cidade, na região central. A maior parte do imóvel (1.753 m2) será destinada à Regional de Saúde e à farmácia. O restante do espaço será disponibilizado à prefeitura, que instalará serviços importantes, como o Procon Municipal e a Junta Militar.

"O compartilhamento do prédio foi a solução que encontramos para apoiar o Governo do Estado e o município de Guarapuava, visto que o imóvel foi desativado no fim do ano passado quando transferimos a comarca para um nova e moderna sede", explicou Vasconcelos.

Segundo o diretor da 5.º Regional de Saúde, Márcio Brunsfeld, o novo espaço vai garantir melhores condições de trabalho aos servidores e também qualificará o atendimento dos 2,6 mil usuários que recebem medicamentos na Farmácia do Paraná. "É mais conforto e segurança para quem busca os serviços ofertados em ambas as estruturas", declarou.

Junto à farmácia, será instalada ainda a Central de Abastecimento Farmacêutico, responsável pelo armazenamento e distribuição de medicamentos, vacinas e outros insumos de saúde para os 20 municípios da região.

Reforma

De acordo com o superintendente administrativo da Secretaria Estadual da Saúde, Pythagoras Schmidt Schoroeder, será necessário fazer uma reforma no prédio para que o imóvel atenda as necessidades da Regional de Saúde. "A partir desta entrega formal, vamos avaliar as plantas do prédio e verificar as melhorias que teremos que fazer, sobretudo na questão da acessibilidade e alocação dos setores administrativos", revelou.

A obra será feita com recursos próprios do governo estadual, já previstos no orçamento de 2016.

Informações da AEN.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE