PUBLICIDADE

Ex-prefeito Nivaldo Krüger lançará livro na Colômbia

A história paranaense a partir da ocupação pelos jesuítas na antiga província paraguaia Del Guairá, tendo Guarapuava como importante capítulo dessa narrativa. Esse é contexto da obra “Paraná Central: a primeira República das Américas”, do historiador Nivaldo Krüger. O livro, lançado há dois anos, foi traduzido para o espanhol e será divulgado em países da América do Sul. Na agenda deste mês, o ex-prefeito de Guarapuava e ex-senador estará na Colômbia entre os dias 12 e 15.

Guairá foi uma grande região geográfica no Brasil meridional em grande parte coincidente com o atual estado do Paraná, que fazia parte do Império Espanhol como um território pertencente ao governo do Rio da Prata e Paraguai, até divisão em 1617. "Essa é uma obra inédita, com mais de cinco anos de pesquisa, que lança um novo olhar sobre a história de Guarapuava, do Paraná e da formação do Brasil Meridional. Esse é um presente para as futuras gerações, inclusive de outros países", afirma Krüger, destacando que a obra traz aspectos de um ousado projeto de construção da República Teocrática dos jesuítas, enfocando o universo de conquistas e disputas que envolveram os povos indígenas, jesuítas e bandeirantes. "A pesquisa começou na Biblioteca Nacional em Brasília, quando eu era senador, e se estendeu a vários locais, como as regiões do Rio Ivaí e da Serra da Esperança, em busca dos vestígios do Caminho do Peabiru", especifica.

Guarapuava tem fundamental importância na obra, sendo a base física do território da primeira república das Américas. O cacique Guairacá, apresentado como um grande personagem na obra, é chamado de lobo dos campos e das águas. "Era um grande líder que comandou os guaranis e venceu os espanhóis", comenta o historiador. O livro de Nivaldo Krüger é patrocinado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com apoio da Universidade Livre da Cultura.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE