Azeite extravirgem pode ser utilizado como ingrediente saudável na alimentação | aRede
PUBLICIDADE

Azeite extravirgem pode ser utilizado como ingrediente saudável na alimentação

Rodrigo Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas em um ano, segundo um dos últimos estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo.

Há inúmeras formas de melhorar saúde e prevenir doenças, como por exemplo, praticar exercícios, dormir bem e ter boa alimentação. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de levar essa vida ideal, por isso, a melhor escolha é procurar por alternativas simples e sutis que possam evitar danos ao coração.

Substituir os óleos tradicionais utilizados nas refeições por azeites extravirgem é uma saída simples e muito eficaz devido seus benefícios nutricionais. “Os óleos vegetais, tornam-se gordura saturada quando aquecidos, o que não acontece com o azeite, sendo assim uma opção muito menos agressiva ao coração”, explica Fábio César dos Santos, médico cardiologista e nútrologo, líder nacional do movimento de saúde Funcional, Integrativa e Personalizada.

O óleo extraído da azeitona é saboroso e rico em gorduras monoinsaturadas. Esse tipo de gordura serve como nutriente para o organismo, evitando a elevação do colesterol ruim, LDL, e contribuindo para a circulação do HDL, colesterol bom.

Ter um alto nível de colesterol ruim (LDL) resulta em doenças cardivarculares, pois é acumulado pelo fígado, que o deposita na parede das artérias, formando placas de gorduras que podem constringir os vasos sanguíneos, atrapalhando a passagem do sangue. Em contrapartida, o colesterol bom (HDL) deve ser elevado para reduzir esse risco.

“O organismo necessita de gorduras, elas são importantes para várias funções, inclusive para equilibrar os hormônios. Então, é necessário encontrar fontes de gordura que não sejam ruins. Eu indico a substituição de outros óleos pelo azeite, já que é rico em gorduras não saturadas. Não é que o azeite será uma prevenção a doenças cardíacas, mas, é uma opção muito mais saudável ao coração”, destaca Santos.

Para levar mais sabor aos alimentos sem esquecer do cuidado com a saúde dos consumidores, a Olitalia, maior fabricante de azeites extravirgem da Itália, presente em mais de 120 países e distribuída em todo o Brasil, trata a fabricação de seus produtos com muita seriedade, levando em conta normas de qualidade internacionais, garantindo assim, que os produtos cheguem à mesa de seus clientes com sabor e propriedades nutricionais impecáveis.

Para Sauro Sardi, representante da Olitalia no Brasil, a empresa, por ser familiar, se preocupa em levar aos consumidores a melhor qualidade de azeite extravirgem. “A Olitalia busca levar o melhor do azeite extravirgem de uma família para a outra. O produto que servem para a própria família é o mesmo servido no mundo todo. Estamos presentes em muitos países, há várias gerações, e apenas uma empresa que se preocupa com a qualidade de seus produtos é capaz de criar condições específicas para suas embalagens e processo de fabricação que mantenham todas as vitaminas e características saudáveis presentes no azeite extravirgem da marca”.

A especialista em azeites, Paola Tedeschi, renomada professora de culinária italiana e representante exclusiva do ICIF, Italian Culinary Institute for Foreigners, lembra que o azeite é realmente uma excelente opção na culinária e dá uma dica para que não se percam os melhores nutrientes. “Se o objetivo é aquecer o azeite, prefira o azeite de oliva simples, pois o extravirgem possui muitos nutrientes que se perdem com o processo de aquecimento. O ideial é preparar com pouco azeite na panela, e após o preparo, finalizar o prato com azeite extravirgem, que concede um sabor especial a qualquer alimento e uma infinidade de benefícios à saúde”.

A Olitalia oferece uma vasta linha de azeites extravirgem para deixar qualquer receita muito mais saudável e saborosa. Um que é extremamente especial é o Azeite Extravirgem Monocultivar, fabricado com um único tipo de azeitonas, deixando não apenas muito nutritivo, como também saboroso. Invista em mais sabor e qualidade em suas receitas e deixe o coração bater sem preocupações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE