Mãe e filho de Ponta Grossa conquistam medalhas na Copa do Brasil de Taekwondo
Fernanda foi campeã em duas modalidades e Luiz Henrique, de apenas 9 anos, conquistou o terceiro lugar em competição nacional realizada em Fortaleza (CE)

Uma mãe e seu filho levaram o nome de Ponta Grossa ao pódio da Copa do Brasil de Taekwondo – Embaixador da Coreia 2026. Fernanda e Luiz Henrique conquistaram medalhas na competição nacional, realizada em Fortaleza, no Ceará, e organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
O resultado marcou uma conquista especial para a família e para o esporte dos Campos Gerais. Fernanda garantiu duas medalhas de ouro, enquanto Luiz Henrique, de apenas 9 anos, conquistou o terceiro lugar na modalidade Kiorugui.
A participação dos dois atletas é resultado de uma trajetória de dedicação, treinamentos e superação de dificuldades financeiras para conseguir disputar as competições.
Mãe e filho conquistaram vagas na seletiva estadual
A classificação para a Copa do Brasil começou com os bons resultados na Copa Paraná de Taekwondo 2026, competição organizada pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), em Coronel Vivida, no Sudoeste do Estado.
Na disputa estadual, Fernanda conquistou medalhas de ouro nas duas modalidades em que competiu: Poonsae e Kiorugui. Já Luiz Henrique garantiu a medalha de prata no Poonsae.
Com os resultados, mãe e filho conquistaram o direito de representar Ponta Grossa na competição nacional, em Fortaleza.
Atleta de 9 anos é destaque no taekwondo
Mesmo com pouca idade, Luiz Henrique já demonstra dedicação e responsabilidade nos treinamentos e nas competições. Além de praticar o esporte, o menino participa de um projeto da Prefeitura na escola onde estuda.
Na Copa do Brasil, o jovem atleta conquistou o terceiro lugar na modalidade Kiorugui, resultado que reforça sua evolução no esporte.
A trajetória de Fernanda no taekwondo também começou por influência familiar. Inicialmente, ela passou a praticar a modalidade para incentivar o filho, mas acabou se apaixonando pelo esporte e também começou a participar de competições.
Os dois integram um projeto social desenvolvido pela Academia Guerra, com organização da professora Soraia e do Mestre Guerra.
Viagem para Fortaleza exigiu mobilização financeira
Além da preparação esportiva, a participação na Copa do Brasil exigiu um esforço financeiro significativo da família.
Depois da classificação estadual, Fernanda precisou organizar os recursos para custear passagens aéreas, hospedagem, alimentação e inscrições dos dois atletas.
Para viabilizar a viagem, ela criou uma campanha de arrecadação pela internet e promoveu rifas, contando com a colaboração de pessoas que apoiaram o sonho da família.
Segundo Fernanda, cada contribuição e o esforço realizado durante a preparação foram fundamentais para que mãe e filho conseguissem chegar à competição nacional.
Atletas buscam apoio para continuar representando Ponta Grossa
Depois dos resultados em Fortaleza, Fernanda e Luiz Henrique pretendem continuar participando de competições e levando o nome de Ponta Grossa para outros eventos esportivos.
A família busca o apoio de empresas, parceiros e colaboradores para ajudar a custear equipamentos, inscrições em torneios, viagens e alimentação adequada para os atletas.
A conquista nacional também destaca a importância dos projetos sociais e do incentivo ao esporte na formação de crianças e adultos.
Para Fernanda, a experiência representa muito mais do que medalhas. A participação ao lado do filho demonstra a força da união familiar, a importância da persistência e a possibilidade de superar dificuldades por meio do esporte.



