Brasil é bicampeão mundial por conjuntos na ginástica rítmica
Equipe brasileira conquista dois ouros em Frankfurt e garante vaga nas Olimpíadas de Los Angeles 2028

O Brasil conquistou neste domingo (16) o bicampeonato mundial por conjuntos na ginástica rítmica. Em uma atuação histórica em Frankfurt, na Alemanha, a equipe brasileira garantiu duas medalhas de ouro no último dia do Mundial, vencendo as séries mista e de cinco bolas.
Na série mista, com três arcos e duas maças, as brasileiras fizeram uma apresentação sem erros ao som de “Abracadabra”, de Lady Gaga, e receberam 29,450 pontos. A marca foi a maior nota da ginástica rítmica por conjuntos em 2026.
A equipe brasileira é formada por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Julia Kurunczi, Sofia Pereira e Nicole Pircio.
Conforme o Metrópoles, o resultado representou o segundo ouro da história do Brasil em um Mundial da modalidade. O primeiro título foi conquistado na série de cinco bolas, também neste domingo, quando o conjunto brasileiro recebeu 29,450 pontos.
Feito histórico
Com os dois títulos, o Brasil entrou para a história da ginástica rítmica. Foi a primeira vez que um país de fora da Europa e da Ásia conquistou uma medalha de ouro em um Mundial da modalidade, além de representar um feito inédito para as Américas.
O Brasil também se tornou o primeiro país em 16 anos a vencer as disputas das séries mista e simples no mesmo Mundial. A última equipe a alcançar a façanha havia sido a Rússia, em 2010.
A conquista deste domingo ganhou ainda mais importância depois de uma recuperação impressionante da equipe brasileira. No primeiro dia de competição, a apresentação com cinco bolas teve problemas logo no início e terminou com 26,800 pontos. As brasileiras avançaram à final por aparelhos na oitava e última posição.
Na decisão, porém, o conjunto teve uma apresentação impecável e saltou do oitavo lugar para o topo do pódio.
Vaga nas Olimpíadas de Los Angeles
Além dos dois ouros, o Brasil já havia garantido uma medalha de bronze na competição geral do Mundial, disputada no sábado (15). O conjunto somou 55,500 pontos e terminou atrás da Espanha, campeã com 57,450, e do Japão, medalhista de prata com 56,700.
A terceira colocação garantiu ao Brasil uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Com os resultados em Frankfurt, as “leoas” encerram o Mundial com três medalhas e consolidam um dos momentos mais importantes da história da ginástica rítmica brasileira.





















