PG receberá Festival Regional Paradesportivo com ações gratuitas de inclusão
O encontro é aberto e não é necessário ser atleta, basta ter interesse em conhecer e praticar modalidades adaptadas
Publicado: 18/08/2025, 19:22

O Festival Regional Paradesportivo acontece no dia 8 de setembro, em Ponta Grossa, numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A proposta é promover cidadania, inclusão e revelar novos talentos, com atividades gratuitas voltadas a pessoas com deficiência (PCD).
Segundo o chefe do Escritório Regional do Esporte, Rudolf Polaco, a cidade foi escolhida por ser a maior entre os 31 municípios da regional. "Como bom ponta-grossense que sou, sabia do trabalho maravilhoso que o Fabiano vem realizando na cidade, e não me restou outra alternativa, a não ser ligar para ele e organizar esse evento com o paradesporto na nossa cidade", disse Rudolf.
O encontro é aberto e não é necessário ser atleta, basta ter interesse em conhecer e praticar modalidades adaptadas. A organização espera um público entre 100 e 150 pessoas e participação de entidades como APACD, APAE e APADEVI.
A programação ocorre no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, com uma palestra formativa sobre basquete em cadeira de rodas com o professor Ben Hur Chiconato. Na parte da tarde, oficinas de golfe 7, judô e basquete, permitindo que os participantes experimentem na prática diferentes esportes.
Responsável pelo paradesporto na Secretaria Municipal de Esportes, Fabiano Gioppo ressalta que o atendimento na cidade cresceu aceleradamente, já que hoje são 15 modalidades e cerca de mil pessoas com deficiência atendidas por mês. "É muito empolgante podem protagonizar mais uma agenda para a pessoa com deficiência. Nosso objetivo também é trazer aquelas pessoas que ainda não treinam conosco, mas que sentem vontade e as informações não chegam a elas. Até a data do evento, quero que toda a cidade saiba desta atividade que faremos", finalizou Gioppo.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.