Perfil da Seleção Brasileira no Instagram deixa 'CBF' e agora é 'Brasil' | aRede
PUBLICIDADE

Perfil da Seleção Brasileira no Instagram deixa 'CBF' e agora é 'Brasil'

Mudança, ocorrida nesta quarta-feira (23), serve para torcedores encontrarem mais facilmente conta oficial da equipe

Sede da CBF
Sede da CBF -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu mudar seu perfil no Instagram de '@cbf_futebol' para '@brasil' com objetivo de ser mais facilmente localizada pelo público, especialmente por torcedores internacionais, menos habituados às siglas do futebol brasileiro.

De '@cbf_futebol' passou a ser '@brasil'
De '@cbf_futebol' passou a ser '@brasil' |  Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A mudança, que já estava sendo planejada pela diretoria da CBF há alguns dias, ocorreu finalmente por volta das 11h40 desta quarta-feira (23).

A ideia é que com o novo nome, o perfil se torne mais popular entre os torcedores. Atualmente a CBF conta com 18,1 milhões de seguidores no Instagram, vista como uma das apostas da entidade para recuperar o engajamento do torcedor com a seleção brasileira.

Atualmente, o perfil da seleção brasileira é o segundo com mais seguidores nesta rede social, ficando atrás de Portugal, que conta com a popularidade do astro Cristiano Ronaldo para atingir 20,8 milhões de fãs.

Com potencial nacional muito maior de superar esse número (o Brasil conta com 211 milhões de habitantes contra somente 10,58 milhões de Portugal), a iniciativa também aproveitou uma estratégia bem-sucedida da equipe portuguesa. No Instagram, a página oficial da federação local é simplesmente Portugal, nome conhecido internacionalmente.

A Inglaterra, que conta com 12,4 milhões de seguidores no Instagram, também facilitou sua localização no Instagram pelos fãs ao simplesmente intitular seu perfil oficial como England.

Outros gigantes do futebol mundial dificultam um pouco a vida do torcedor. A Argentina, atual campeã mundial, que tem 14,6 milhões de fãs em sua conta oficial, usa o @afaseleccion.  

Já a França, vice-campeã da última Copa do Mundo, utiliza o @equipedefrance. Mesmo assim, conta com 16,2 milhões de seguidores.

REDES SOCIAIS - A estratégia de comunicação da CBF também passa por outras redes sociais. Recentemente, a confederação anunciou a retomada de transmissões ao vivo em seu canal no YouTube.

Outro investimento é no aumento da base de fãs no TikTok da CBF. Durante alguns anos, por ter patrocínio com a Kwai, concorrente da rede social chinesa, a CBF era impedida, por cláusula contratual, de manter um perfil no TikTok.

O patrocínio acabava saindo caro em outros setores, já que a rede social de vídeos curtos é bastante popular, principalmente pela Geração Z, um dos principais alvos das marcas. Com o fim do acordo com a Kwai, em 2023, a CBF começou a investir em seu perfil oficial no TikTok.

“O digital está no centro da nossa estratégia de comunicação. Se queremos nos conectar aos jovens, temos que falar a linguagem deles, buscar os formatos em que eles engajam, estar nas plataformas que eles consomem”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF, em entrevista recente.

Com informações de: Máquina do Esporte.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right