Brasil já utilizou camisa vermelha em jogo oficial; relembre | aRede
PUBLICIDADE

Brasil já utilizou camisa vermelha em jogo oficial; relembre

Na manhã desta segunda-feira foi divulgada uma possível mudança para o segundo uniforme da Seleção

Seleção comemorando um gol
Seleção comemorando um gol -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O tema do dia envolvendo a Seleção Brasileira é acerca da camisa vermelha que será o segundo uniforme na Copa do Mundo de 2026. A decisão dividiu opiniões entre os torcedores, com a maioria não entendendo o motivo pela escolha de uma cor que não figura as cores da bandeira nacional. Fato é que não será a primeira vez que o Brasil usa a cor em um jogo oficial - para saber mais clique aqui.

Uniforme de jogo vermelho utilizado pelo Brasil em 1937
Uniforme de jogo vermelho utilizado pelo Brasil em 1937 |  Foto: Divulgação/Mantos de Futebol.

Na primeira fase do Sul-Americano de 1937, realizado em Buenos Aires, na Argentina, o Brasil enfrentou o Peru. Ambas as equipes tinham o branco como uniforme principal. Para evitar conflito visual, foi realizado um sorteio para definir quem teria de mudar de camisa. A Seleção Brasileira perdeu e foi obrigada a mudar. Fato é que o time não tinha outro uniforme.

Precisando improvisar, a seleção canarinha encontrou uma solução ao pedir o uniforme do Club Atlético Independiente emprestado. A equipe argentina aceitou, concedeu seu modelo na camisa vermelha e acabou dando sorte para o Brasil, que venceu o duelo por 3 a 2.

Camisa vermelha da Seleção: relembre outras vezes que o segundo uniforme não foi azul

No começo, em 1914, o branco era a cor predominante do Brasil, a qual estampou os uniformes nas Copas do Mundo de 1930, 1934, 1938 e 1950. Fato é que a derrota para o Uruguai no Mundial de 50, em pleno Maracanã, “amaldiçoou” o branco. A Federação, então, optou por mudar e adotar o amarelo por meio de um concurso popular.

De lá para cá, nascia a famosa “Canarinha” amarela, que virou símbolo do Brasil pentacampeão mundial. Em paralelo, o azul foi mantido como a cor do segundo uniforme. A única exceção foi na Copa América de 2019, quando a CBF lançou um modelo em branco para homenagear o centenário do time campeão do Sul-Americano. A camisa branca também apareceu em outras partidas amistosas, como contra a Itália, em 1956, e Copa América do ano seguinte, contra o Chile.

Com informações de: 365 Score.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right