Piastri bate Verstappen na largada e vence o GP da Arábia Saudita na F1
O jovem piloto australiano conquista a terceira vitória na atual temporada e lidera o campeonato mundial de Fórmula 1
Publicado: 20/04/2025, 15:51

O australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo (20). Na largada, Piastri obrigou o tetracampeão Max Verstappen a ter de cortar a chicane ao final da reta para defender a posição, atitude que resultou em punição de 5 segundos para o holandês. Com isso, Piastri apenas administrou os pneus até cruzar a linha de chegada em primeiro. Charles Leclerc ficou em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 18º.
A corrida teve boa disputa pelo pódio graças às estratégias de pneus. Como esperado, o desgaste foi muito menor, não apenas permitindo aos pilotos apenas uma parada como ofereceu à Ferrari a chance de esticar ao máximo o stint de Leclerc com os médios e brigar de igual para igual contra a Mercedes de George Russell.
Foi uma jogada e tanto dos italianos, aliás, pois a Mercedes era melhor em ritmo de corrida, ao menos pelas simulações nos treinos. Frédéric Vasseur, contudo, avisou que a gestão de pneus faria a diferença, e o monegasco soube dosar bem a borracha para brigar até contra Lando Norris.
O piloto do carro número 4, que largou apenas em décimo depois do erro na classificação, partiu de duros e usou os médios para a segunda parte — vantagem clara, já que o MCL39 era o melhor. Mas antes disso, Norris surgiu forte na briga pelo pódio por, de fato, ter feito uma corrida de recuperação.
Seria muito difícil para Leclerc segurar, mas ele lutou bravamente, mantendo o papaia mais de 1s atrás até a última volta. Foi suado, mas deu certo, um pódio totalmente inesperado para o carro vermelho.
Norris ficou mesmo em quarto, à frente de Russell e Andrea Kimi Antonelli, em derrota doída para a Mercedes. Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Alexander Albon e Isack Hadjar completaram os dez primeiros. Gabriel Bortoleto foi ultrapassado por Jack Doohan na linha de chegada e ficou em 18º.
A Fórmula 1 volta de 2 a 4 de maio em Miami, primeira corrida da temporada 2025 nos Estados Unidos.
As informações são do Grande Prêmio