Seleção Brasileira Sub-15 de basquete convoca atleta de Ponta Grossa
Relação entre Matheus Megda e o basquete começou ainda na escola; atleta já participou da conquista de diferentes títulos
Publicado: 04/09/2024, 22:50
O atleta ponta-grossense Matheus Megda de Oliveira foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-15 de basquete para participar do Sul-Americano da categoria. O campeonato acontece de 21 a 28 de outubro, em Pasaje, no Equador. O time brasileiro será comandado pelo técnico Pablo Costa. A notícia foi recebida pelo jogador nesta quarta-feira (04).
Atualmente no Basquete Regatas de Campinas - SP, Matheus Megda também acumula passagens no time de basquete da Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG), onde entrou através de uma "peneira" e jogou entre 2022 e 2023. Representando Ponta Grossa, o jovem participou de diferentes conquistas, como o título de Campeão Sul-Brasileira Sub-15, na temporada do ano passado.
De acordo com Sérgio Oliveira, pai do atleta, o contato de Megda com os esportes começou ainda na escola, aos nove anos de idade. Depois de passar por diferentes modalidades, o jovem se encontrou no basquete. Matheus já participou de jogos escolares, além de ter feito trabalhos com as equipes de base do ginásio Borell du Vernay.
Durante participação no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17, em Campinas, Megda foi visto pela equipe do Basquete Regatas e, posteriormente, convidado a jogar no time. Em São Paulo, o jovem disputa atualmente o Campeonato Paulista, onde se consagrou entre os principais cestinhas da competição.
"Estou muito feliz e honrado pela convocação. Representar a Seleção Brasileira é motivo de muito orgulho. Agradeço a todos que sempre me apoiaram e me fizeram acreditar no meu sonho", disse Matheus Megda em entrevista ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã.
A conquista também foi comemorada pelo pai, que acompanha a trajetória do filho nas quadras de basquete. "Para nós é motivo de orgulho e surpresa também. Embora ele se dedique, a gente sempre fica muito feliz. Essa é uma conquista de muita importância e relevância", conta Sérgio.
COMPETIÇÃO - O Sul-Americano acontece entre 21 e 28 de outubro. A Seleção Brasileira se apresenta para os treinos no dia 7 de outubro, em Barueri - SP, com viagem para o torneio no dia 19. A definição das equipes que participarão e o sorteio dos grupos acontece em meados de setembro, com Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Equador já confirmados, e Paraguai e Bolívia em processo de inscrição.
A competição Sub-15 distribui três vagas para a Copa América Sub-16 em 2025, sendo o início do ciclo de torneios FIBA para os jovens desta geração.
Com informações da Confederação Brasileira de Basketball.