Brasil pode ter seu primeiro tetracampeão da Libertadores
É com isto que sonham São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo
Publicado: 13/08/2024, 18:09
A fase final da Copa Libertadores está prestes a começar e milhões de torcedores já estão fazendo suas previsões com o código promocional Betclic. Nesta etapa, os seis times brasileiros permanecem vivos, e a briga pelo título promete ser muito acirrada.
Dentre os times do Brasil, quatro lutam para obter um recorde – o de ser o primeiro tetracampeão do país na Libertadores. É com isto que sonham São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo.
Entretanto, o caminho do quarteto será bastante complicado, como costuma acontecer na Libertadores. Em teoria, quem enfrenta o adversário mais difícil nas oitavas de final é o Palmeiras, que terá de encarar o Botafogo.
Além de ser um clássico regional, o Alvinegro vem fazendo uma ótima campanha no Brasileirão e anunciou reforços importantes, como o argentino Thiago Almada e o francês Mohamed El Arouch.
O Grêmio também terá um rival brasileiro pela frente – o duelo de tricolores será contra o Fluminense. A equipe das Laranjeiras vinha muito mal no Brasileirão, mas iniciou uma recuperação com a chegada de Mano Menezes. É a mesma realidade do Imortal, que está em uma fase de ascensão, após uma fase em que acumulou resultados ruins.
São Paulo e Flamengo
Já o São Paulo terá pela frente o tradicional Nacional, do Uruguai. Embora haja, atualmente, um abismo financeiro entre os dois clubes, nunca se pode desprezar um time com uma camisa tão pesada. Afinal, o mata-mata sempre permite que times mais fracos, em uma noite inspirada, consigam eliminar adversários com mais qualidade.
Ainda falando dos tricampeões, o Flamengo terá pela frente o Bolívar – e jogar na altitude é sempre um desafio complicado. De todo modo, se o Rubro-Negro conseguir neutralizar esta “arma” dos bolivianos, não deverá sofrer para passar de fase.
Outros brasileiros
Além do quarteto, há outros dois brasileiros na disputa: o Botafogo e o Atlético Mineiro. E ambos também têm totais condições de brigar pelo título.
O Botafogo, como dito, enfrenta o Palmeiras. Se a missão do Verdão é complicada, o Alvinegro também terá uma parada dura pela frente. Os paulistas, afinal, já ganharam duas Libertadores recentemente (2020 e 2021) e são os atuais bicampeões brasileiros.
Por sua vez, o Atlético Mineiro encara um dos gigantes argentinos: o San Lorenzo. No papel, o Galo leva vantagem, mas certamente os argentinos vão impor um grande desafio ao time comandado por Gabriel Milito.
Em suma, quatro times terão a chance de se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores, mas eles precisarão competir com alguns gigantes para isso. Dessa forma, a reta final da competição deverá presentear os torcedores com duelos de alto nível e muito equilibrados.