Atleta de PG participará da maior competição de Capoeira do mundo
Jovem ponta-grossenses é detentor de diversos títulos nacionais e internacionais
Publicado: 08/03/2024, 19:59
O atleta Kauê Eduardo Caldeira Alves, de 15 anos, representará Ponta Grossa no Volta do Mundo - Bambas (VMB), a maior competição de Capoeira do mundo. A disputa será realizada em 20 de abril, em São Paulo. O jovem é detentor de diversos títulos nacionais e internacionais, sendo considerado uma das promessas da Capoeira de alto rendimento do Grupo Muzenza.
Atualmente, Kauê integra o 'Prata da Casa', programa da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) que busca valorizar atletas locais. Ele é aluno do professor Faísca, que é seu pai e vice-campeão mundial de Capoeira. A família comemorou a seleção do garoto para a competição.
“Avalio essa seleção do Kauê como uma um grande mérito dele mesmo. Ele busca sempre treinar bastante e já nasceu competitivo. Então, eu acredito que nada mais justo que ele estar entre os melhores. Chegou a vez dele brilhar no palco mais famoso do mundo”, relatou o pai.
Saiba quais foram as conquistas do atleta ponta-grossense:
- Campeão Mundial Muzenza - 2023;
- Bicampeão da Copa Muzenza- 2022/2023;
- Campeão Hora de Vadiar - 2022;
- Campeão da Copa Oeste de Foz do Iguaçu -2023.
Kauê chega ao VMB para mostrar que os títulos recentes não são obras do acaso e que está pronto para pisar no palco do maior espetáculo da Capoeira.
“A sensação de ser chamado para competir no Volta do Mundo - Bambas foi um grande feito, pois venho desde a segunda edição tentando entrar nessa organização e apesar de todos os meus ganhos em outros campeonatos, achei que demoraria mais. Mas como sempre falamos aqui em casa, tudo é no tempo, na hora e na vontade de Deus. Agora chegou a minha vez”, disse o atleta.
O garoto tem uma rotina diária de treinamentos intensos focados para disputar campeonatos em diversas regiões do Brasil. Ele enfrentará o competidor Besouro, que virá de Toronto, no Canadá, para o combate internacional. “Expectativa nossa são as melhores. Até porque já viemos de um certo comprometimento com a parte competitiva da Capoeira há algum tempo. Espero que o canadense tenha treinado muito, porque o Kauê está treinando muito”, disse o pai.
A luta entre Kauê e Besouro será realizada no próximo mês, no Ginásio Pelezão, localizado na rua Belmonte, nº 957 - Alto da Lapa, em São Paulo. O público pode acompanhar o duelo através das redes sociais da organização do evento.
Com informações: assessoria de imprensa.