Brasileirão 2024 deve ser marcado pelo equilíbrio
Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo, Botafogo, Fluminense e Athletico Paranaense, por exemplo, vêm mostrando força e deverão brigar por títulos
Publicado: 02/01/2024, 13:56
O equilíbrio sempre foi uma das marcas do Campeonato Brasileiro. Com diversos clubes grandes na disputa, é sempre difícil saber o que acontecerá. Por isso mesmo, muitos torcedores que gostam de fazer análises têm utilizado o Código Betnacional para dar seus palpites ao longo da temporada.
Em 2023, o Brasileirão mostrou-se totalmente imprevisível. O Botafogo, que não era apontado como favorito, liderou a disputa durante 31 rodadas. E quando todos já o consideravam campeão, ele sofreu uma sequência de maus resultados e deixou o título escapar.
Neste ano, a tendência é de que novamente a imprevisibilidade seja a marca da competição. A começar pelo equilíbrio entres os principais times.
Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo, Botafogo, Fluminense e Athletico Paranaense, por exemplo, vêm mostrando força e deverão brigar por títulos importantes em 2024. Mas ainda há outros clubes bem armados e que contam com bons jogadores, como o Red Bull Bragantino e o Fortaleza.
Dessa forma, é muito difícil arriscar quais desses clubes serão os favoritos, embora, é claro, pelo retrospecto recente, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, principalmente o primeiro deles, sempre deva estar na lista de candidatos.
Mas há um outro fator que interfere diretamente no Campeonato Brasileiro – a importância relativa dada às competições que ocorrem de forma simultânea.
Ou seja, se um time está próximo de uma conquista na Libertadores, Sul-Americana ou Copa do Brasil, ele tende a se poupar no Brasileirão, que é um campeonato mais longo e difícil de ser vencido. E isso pode ser determinante para que esta equipe perca pontos importantes e deixe de brigar pelo título nacional.
Portanto, muitos elementos fazem com que o Brasileirão seja um torneio para lá de emocionante. E, além da imprevisibilidade, é preciso destacar que os clubes evoluíram bastante em organização, infraestrutura e poder aquisitivo.
A competição tem sido nivelada por cima, com grandes jogadores atuando por aqui. O Palmeiras, por exemplo, vem mantendo a base multicampeã dos últimos anos. O mesmo pode ser dito do Flamengo, que há cinco anos tem segurado os seus principais jogadores e renovado o elenco aos poucos.
Além disso, atletas de peso estão sendo contratados pelos principais times do país. No Brasileirão 2023, por exemplo, ninguém menos que Luis Suárez venceu a Bola de Ouro da competição, que ainda teve nomes como Hulk, Marcelo, Fernandinho, Enner Valencia, entre muitos outros.
Tudo indica, portanto, que o Brasileirão 2024 voltará a brindar os torcedores com grandes jogos e muita emoção.