Surf e Cross Games movimentam Litoral do PR no fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Surf e Cross Games movimentam Litoral do PR no fim de semana

O Cross Games, que envolve muita força física, reuniu 260 atletas na arena de Caiobá

Disputas do Cross Games contaram com atletas de Ponta Grossa
Disputas do Cross Games contaram com atletas de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Muitas ondas e a adrenalina em alta com o fim de semana repleto de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), inseridos na programação do Verão Maior Paraná. Neste fim de semana (4 e 5), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, participou da organização da primeira etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, no Balneário Flórida, em Matinhos,  e do Desafio JAN de Cross Games, competição com circuitos de alta intensidade de exercícios oriundos do CrossFit, na arena Caiobá, também em Matinhos.

A primeira etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador 2023 aconteceu sábado e domingo no Balneário Flórida, em Matinhos, e foi realizada em parceria com a Federação Paranaense de Surf. As categorias Sub12, Sub14, Sub14 Fem, Sub16, Sub16 Fem, Sub18, Universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open e Open Feminino disputaram pelas melhores colocações no ranking do Estado.

O presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue, chama atenção para a qualidade das ondas e destaca toda a equipe que ajudou a levar este evento, que contou com 120 participantes. "São 12 categorias aqui em Matinhos. Geralmente, a gente começa o circuito após o carnaval, justamente por conta das ondas e da quantidade de banhistas que estão curtindo a praia. Neste ano resolvemos trazer aqui para o Balneário Flórida, porque, depois da engorda da praia, as ondas estão melhores. Eu acho que neste momento a melhor onda está aqui", comentou Renato. 

Gabriel Ramon (23), que compete na categoria Open, destacou o alto nível dos atletas da competição. "Na primeira bateria já deu pra ver que o bom nível e a estrutura montada aqui na praia foi uma das melhores que já tivemos, desde o café da manhã,  alimentação e cuidados para com os atletas", afirmou.

O multicampeão Jihad Khodr (39), que já conquistou Brasileiro, Sul-americano e diversos circuitos paranaenses, esteve acompanhando o filho Gabriel Jihad Dallegrave Chiah que, com apenas 12 anos, está competindo na categoria sub-14 e na sub-12. "Tem umas ondas boas, eu me preparei bastante para competir e achei tudo muito legal. Participar e se divertir acima de tudo", conta Gabriel.

VIVÊNCIA DO SURF INCLUSIVO

Seguindo as agendas de eventos voltados ao paradesporto no Verão Maior Paraná, 15 atletas paralímpicos puderam participar de uma demonstração e vivência do surf de uma forma adaptada para pessoas com deficiência. A ação aconteceu no sábado (4) enquanto aconteciam as competições.

O profissional de Educação Física, Sanderson Trevisan, que aplicou essa vivência de surf, comenta sobre a ação realizada com os atletas. "São alguns deficientes visuais, outros deficientes físicos e essa vivência conta com três momentos: conhecimento da prancha de surf, conhecimento básico das técnicas iniciais para se praticar o esporte e, no terceiro momento, eles fazem a imersão da essência do que o surfista busca no esporte, tanto dentro quanto fora da água", destaca o professor.

Atleta de diversas modalidades do paradesporto, Eron Matheus Meyenberg, destaca a importância das ações de inclusão durante o campeonato. "Estou amando essa vivência. Semana passada foi sensacional, mas o surf tem meu coração, eu surfo faz oito anos como lazer, sou atleta de rugby em cadeira de rodas, vim da natação e pretendo entrar para o surf paralímpico”, disse ele, destacando o Governo do Estado e os professores que se dedicam a modalidades paradesportivas", comentou o atleta.

Além do surf inclusivo, uma grande exposição fotográfica, que conta com imagens produzidas por surfistas e fotógrafos profissionais de Matinhos, mostrou as belezas naturais do Litoral paranaense. A mostra audiovisual intitulada "Gente do Mar, Gente Daqui" é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Litoral.

CROSS GAMES

Na Arena de Caiobá, o Desafio JAN de Cross Games chamou a atenção do público. A competição que envolve muita força física, agilidade e concentração para realizar os movimentos do CrossFit aconteceu neste sábado (4), durante todo o dia, e contou com a participação de 260 atletas.

Além da presença esportiva, os atletas fizeram doações de latas de leite em pó. Cerca de 600 latas foram arrecadadas e serão doadas para a Provopar e dezenas de crianças serão beneficiadas. A primeira-dama de Matinhos, Regina Ecler, destaca as parcerias do Governo do Estado com a prefeitura. "A sensação é de alegria e gratidão. Essa parceria do esporte tem trazido um benefício para a população, eu ando pelo centro da cidade e vejo o comércio lotado e até me emociono, pois há muito tempo não tínhamos isso. Além disso, isso, as arrecadações vão beneficiar as crianças da comunidade carente aqui do nosso município”, disse.

COMPETIÇÃO

Um dos organizadores do Cross Games, Diogo Alves de Siqueira, conta como funciona a competição, que engloba funções cardiovasculares, movimentos ginásticos e levantamento de peso. "São trios masculinos e femininos da categoria amadora até avançados. Desde o ano passado, os Jogos de Aventura e Natureza levaram a competição para várias cidades do Estado. Além desta etapa no Litoral, teremos as competições do Cross Games em mais quatro regiões ao longo do ano. É uma grande parceria do Governo do Estado", afirma Diogo.

A atleta pontagrossense, Kamila Cardozo (28), destaca a satisfação de se superar ao longo da competição. "É nossa primeira competição na categoria amadora e essa prova exige muito. É muito bom ver como estamos em relação às outras competidoras e se superar a cada vez. A estrutura e a organização estão muito boas, vamos ainda ficar um pouco para curtir o Litoral depois das competições", finaliza Kamila.

As informações são da Agência Estadual

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE