PUBLICIDADE

Furacão e Fogão duelam por Libertadores na Arena

Se vencer, Athletico se garante na fase de grupos; por outro lado, se perder, pode ficar de fora até da fase preliminar

David Terans (foto) é uma das esperanças do rubro-negro
David Terans (foto) é uma das esperanças do rubro-negro -

O duelo deste domingo (13) às 16 horas, entre Athletico Paranaense e Botafogo, ganhou ingredientes dramáticos. Dentro de campo, na Arena da Baixada, os dois times se enfrentam na última rodada do Brasileirão por uma vaga na Conmebol Libertadores.

De um lado, o Rubro-Negro, que chegou ao sonhar com o título da competição continental, mas amargou o vice ao perder para o Flamengo por 1 a 0 na final, pode até terminar fora da próxima edição da torneio. Para que isso não aconteça, precisa vencer ou até empatar.

Caso perca para o Botafogo, o Furacão não terá mais chances de ir diretamente à fase de grupos e terá que torcer para Atlético-MG perder, América-MG não vencer ou Fortaleza não vencer para se classificar para a fase preliminar. Já de outro lado, o Alvinegro, que fez uma temporada de afirmação desde a chegada de John Textor com a SAF, pode garantir uma classificação inesperada à fase prévia.

Para se garantir dentro do G-8 sem depender de outros resultados, o Botafogo precisa apenas vencer o rival. Se empatar, vai à Libertadores se América-MG, Fortaleza e São Paulo não vencerem. Já em caso de derrota para o Furacão, só se classifica se América-MG e Fortaleza perderem e se o São Paulo não vencer. Clique aqui e veja as contas.

Um triunfo em Curitiba, seria, sem dúvidas, o melhor dos mundos para o Alvinegro, que carimbaria sua vaga no torneio sem ter que ''secar'' os rivais. No entanto, terá que quebrar um longo tabu para conseguir tal feito.

A equipe alvinegra não vence o Furacão na Arena da Baixada há 14 anos. O último triunfo aconteceu em 2008, quando os botafoguenses derrotaram os rubro-negros por 3 a 0 com gols dois de Lúcio Flávio e um de Túlio. Depois disso, os dois times se enfrentaram onze oportunidades em Curitiba, com oito vitórias rubro-negras e três empates.

Só que desta vez, o cenário é bem diferente. O Botafogo tem a ser favor um trunfo importante. O Alvinegro carrega consigo o status de ''visitante indigesto', tendo a segunda melhor campanha atuando fora de casa nesta edição do Campeonato Brasileiro.

O time comandado por Luís Castro somou 31 pontos nos 18 jogos atuando fora do Nilton Santos. Foram nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas como visitante, ficando atrás somente do já campeão Palmeiras. Neste domingo, Athletico e Botafogo jogam as suas últimas fichas para ir à principal competição continental em 2023. E no que depender dos dois times, emoção não vai faltar.

As informações são da ESPN

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE