FPF define fórmula de disputa do Paranaense de 2023 | aRede
PUBLICIDADE

FPF define fórmula de disputa do Paranaense de 2023

Participaram do encontro online os representantes dos 12 clubes que disputam a competição

O Estadual 2023 tem previsão de início para o dia 15 de janeiro e término no dia 09 de abril.
O Estadual 2023 tem previsão de início para o dia 15 de janeiro e término no dia 09 de abril. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião que definiu a disputa do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 2023, aconteceu nessa quinta-feira (20). Participaram do encontro online os representantes dos 12 clubes que disputam a competição, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, seu assessor Robson Seerig, o gerente de competições Orlando Colaço, o advogado William Hosaka, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Sálvio João Ditzel Junior, e o membro da Comissão de Arbitragem, Anderson Gonçalves. 

Participam do Campeonato Paranaense de 2023 os seguintes filiados: Aruko Sports Brasil, Azuriz Futebol Clube, Cianorte Futebol Clube, Club Athletico Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Futebol Clube Cascavel, Foz do Iguaçu Futebol Clube, Independente Futebol Sãojoseense, Londrina Esporte Clube, Maringá Futebol Clube, Operário Ferroviário Esporte Clube e Rio Branco Sport Club. 

O Estadual 2023 tem previsão de início para o dia 15 de janeiro e término no dia 09 de abril. Seguindo o Estatuto do Torcedor, a fórmula e o regulamento específico da competição estão mantidos para a próxima temporada. Sendo assim, o Estadual será disputado da seguinte maneira:

Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, sendo que os seis primeiros colocados da edição de 2022 terão seis mandos de campo. São eles: Coritiba, Maringá, Operário, Athletico, Londrina e Independente Sãojoseense. Os demais clubes terão cinco mandos de campo cada um, conforme tabela de jogos que será divulgada pelo Departamento de Competições da FPF até 60 dias antes do início da competição.

Os oito clubes melhores colocados classificam-se para a fase quartas de final, já as duas equipes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11ª e 12ª colocadas), serão rebaixadas. 

Nas quartas de final, os oito clubes serão divididos em quatro grupos e disputarão jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube com a melhor classificação na fase inicial. Os confrontos serão da seguinte forma:

Grupo A - 1º colocado x 8º colocado

Grupo B - 2º colocado x 7º colocado

Grupo C - 3º colocado x 6º colocado

Grupo D - 4º colocado x 5º colocado

Seguem na competição os quatro clubes que somarem o maior número de pontos obtidos exclusivamente nesta fase. Na semifinal, os quatro melhores classificados serão divididos em dois grupos e jogarão partidas de ida e volta. Os confrontos serão da seguinte forma:

Grupo E - vencedor A x vencedor D

Grupo F - vencedor B x vencedor C

Seguem para a decisão os dois clubes que somarem o maior número de pontos obtidos exclusivamente nesta fase. Na fase final, os dois melhores classificados disputarão partidas de ida e volta.

Grupo G - vencedor E x vencedor F

O clube que somar o maior número de pontos, considerando apenas os resultados desta fase, será considerado campeão. Assim como em 2022, serão habilitados até 35 atletas por clube, com a possibilidade de realizar cinco substituições até o dia 10 de fevereiro de 2023. Serão disponibilizadas vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2024, de acordo com os critérios definidos pela CBF. 

O Campeonato Paranaense de 2023 terá transmissão via streaming através da NSports, que já realizou a transmissão da competição nesta temporada.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE