Série B começa hoje; Operário estreia sábado | aRede
PUBLICIDADE

Série B começa hoje; Operário estreia sábado

Após a parada por conta do coronavírus, os 20 clubes iniciam seus caminhos na disputa das quatro sonhadas vagas na elite do futebol nacional

Inúmeros confrontos regionais também serão reeditados no Brasileirão, como: Paraná x Operário e Juventude x Brasil.
Inúmeros confrontos regionais também serão reeditados no Brasileirão, como: Paraná x Operário e Juventude x Brasil. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após a parada por conta do coronavírus, os 20 clubes iniciam seus caminhos na disputa das quatro sonhadas vagas na elite do futebol nacional

Começa nesta sexta-feira a Série B do Campeonato Brasileiro 2020. Muito mais do que um pontapé inicial na bola, a data marca o início da trajetória de 20 equipes que sonham com o acesso à elite do futebol nacional na próxima temporada. Com grandes camisas do futebol brasileiro e recheada de rivalidades regionais, a edição do torneio promete fortes emoções.

Já na primeira rodada, por exemplo, dois campeões da Copa do Nordeste se enfrentam. No sábado (8), o Vitória recebe o Sampaio Corrêa no Barradão, às 19h. Na mesma hora, o Cruzeiro fará a primeira partida de sua história na Série B. A Raposa enfrenta o Botafogo-SP no Mineirão.

A bola rola para a abertura da Série B nesta sexta-feira, com duas partidas. Cuiabá encara o Brasil de Pelotas às 19h15 na Arena Pantanal, na capital mato-grossense.  Pouco depois, às 21h30, o Confiança recebe o Paraná no Batistão, em Aracaju. São sete jogos no sábado e a rodada se completa com o duelo entre Oeste e Chapecoense, na Arena Barueri, na manhã de domingo.

A Série B do Campeonato Brasileiro é a primeira competição nacional a voltar desde a paralisação por conta da pandemia da covid-19. Com um novo protocolo operacional e de segurança e higiene, as partidas seguem na ordem estabelecida em conselho técnico, em fevereiro deste ano. Houve mudanças no calendário e as datas base se estendem até janeiro de 2021.

Os recém-chegados

A cada ano, oito times novos chegam para a disputa da Série B. Nem todos, no entanto, com a mesma animação. Quatro deles vieram da Série C e tentam agarrar a oportunidade em uma divisão mais alta do futebol nacional: Náutico, Sampaio Corrêa, Confiança e Juventude conquistaram e festejaram a vaga no ano passado.

Para outros quatro, no entanto, a participação na Série B é resultado de uma campanha decepcionante em 2019: Avaí, Chapecoense, Cruzeiro e CSA terminaram a temporada passada na zona de rebaixamento da Série A. Essas foram as primeiras quedas da história de Chapecoense e Cruzeiro. As quatro equipes que caíram deram vaga a Red Bull Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO, que conseguiram o acesso no ano passado. 

Em 2020, os olhos estão voltados para o Cruzeiro, e não é para menos. Afinal de contas, a Raposa disputará a Série B pela primeira vez em sua quase centenária história. O clube celeste é um dos dois times da Série B que já conquistaram a Série A do Brasileirão. Além do Cruzeiro, o Guarani é o outro campeão brasileiro que luta por uma vaga na elite.

A competição ainda reúne outros times de tradição, como América-MG, CRB, Figueirense, Juventude, Paraná, Ponte Preta e Vitória. Mas não deixe se enganar: na Série B do Brasileirão, o equilíbrio costuma reinar. Até janeiro, deve ser uma luta incessante de todos os 20 times pelas quatro vagas.

Rivalidades Regionais

A edição desse ano terá uma pitada a mais de magia, que vem das rivalidades regionais. Afinal, 15 das 20 equipes participantes terão ao menos um velho conhecido dos estaduais como adversário ao longo da competição.

América-MG e Cruzeiro se enfrentarão pela primeira vez na história na Série B. Ainda no Sudeste, desta vez em São Paulo, há praticamente um quadrangular do interior paulista: Botafogo, Guarani, Oeste e Ponte Preta são os representantes do estado – com destaque para o dérbi campineiro entre a Macaca e o Bugre.

Já no Sul, inúmeros confrontos regionais também serão reeditados no Brasileirão, como: Paraná x Operário e Juventude x Brasil. EM Santa Catarina, três potências do estado entrarão em rota de colisão: Avaí, Chapecoense e Figueirense. Por fim, mas não menos importante, os dois maiores campeões alagoanos voltarão a se enfrentar na Série B: CSA e CRB. 

Confira  os confrontos da primeira rodada:

Sexta, 7 de agosto

19:15 – Cuiabá-MT x Brasil-RS – Arena Pantanal

21:30 – Confiança-SE x Paraná-PR - Batistão

Sábado, 8 de agosto

11:00 – Juventude-RS x CRB-AL – Alfredo Jaconi

16:00 – Operário-PR x Figueirense-SC – Germano Kruger

19:00 – Vitória-BA x Sampaio Corrêa-MA – Manoel Barradas

19:00 – Avaí-SC x Náutico-PE - Ressacada

19:00 – Cruzeiro-MG x Botafogo-SP – Mineirão

21:00 -  CSA-AL x Guarani-SP – Rei Pelé21:00 – Ponte Preta-SP x América-MG - Canindé

Domingo, 9 de agosto

11:00 – Oeste-SP x Chapecoense-SC – Arena Barueri

Informações CBF

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE